Natura, Google e Nubank tem os melhores serviços de atendimento ao cliente

O sucesso de uma empresa nem sempre está ligado apenas ao produto ou serviço que é oferecido. Muitas vezes o atendimento e o pós-venda são tão ou mais importantes. Ranking criado pela revista Exame e pelo Instituto Ibero-Brasileiro de Relacionamento com o Cliente (IBRC) mostra que mesmo as empresas que não possuem call center próprio – como a Natura – podem obter ótimos resultados se utilizarem as práticas corretas.

O estudo mostra que as grandes marcas normalmente se aproveitem do seu poderia econômico para oferecer uma experiência melhor ao cliente. Porém, o grande destaque do ranking é o Nubank (na posição 3), uma startup relativamente nova, que oferece serviços financeiros (cartão de crédito e conta corrente) sem a cobrança de tarifas.

A discussão sobre atendimento interno ou terceirizado parece infinita e a decisão por uma ou outra opção pode definir a diferença entre o sucesso ou o fracasso de uma boa ideia/produto. Claro que um bom serviço de atendimento não garante nada. Vide os setores de telecomunicações, internet banda larga, TV a cabo e telefonia celular, que estão sempre entre os piores serviços e atendimentos.

Veja o ranking

Fonte: Blog Televendas & Cobrança

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *