O diretor executivo da Linux International, Jon “Maddog” Hall, informou nesta quarta-feira, 14/10, em Foz do Iguaçu (PR), um acordo para produção de computadores de baixo custo no Brasil, por meio de uma parceria entre o Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC) – associação sem fins lucrativos – e a comunidade LeMaker, sediada na China.
A LeMaker é responsável pela produção do Banana Pi, uma referência mundial em microcomputadores de baixo custo. O anúncio aconteceu na 12ª Conferência Latino-Americana de Software Livre (Latinoware 2015), que acontece no Parque Tecnológico Itaipu (PTI).
“Esses computadores serão open source (código aberto), o que permitirá que qualquer um projete sua placa como quiser, e ainda USB 3.0. A previsão é que custem entre US$ 40 e US$ 45 aqui no Brasil”, destacou, sem precisar uma data para o início da produção dos equipamentos. Segundo ele, as primeiras 20 mil placas devem ser comercializadas a preço de custo para organizações sem fins lucrativos, como universidades e laboratórios de pesquisa.
Ainda segundo “Maddog”, com a fabricação dos computadores de baixo custo, uma nova cadeia de produção pode ser construída no País. “Essas empresas poderão contratar mais brasileiros e, dessa forma, o dinheiro ficará no Brasil, em vez de ser mandado para o exterior”, completou.
Fonte: Convergência Digital