O Laboratório de Energia e Semicondutores (SEL) Co Ltd – a mesma empresa japonesa que desenvolveu a tela dobrável de 6 polegadas para a Nokia – apresentou um display OLED que pode ser dobrado em três partes na feira “Display Innovation 2014”. O evento ocorreu de 29 a 31 de outubro de 2014 na cidade de Yokohama, no Japão.O SEL já havia anunciado uma tela semelhante com tamanho de 5,9 polegadas em junho de 2014, na SID 2014, uma conferência acadêmica. Desta vez, as novidades são o tamanho da tela, que possui 8,7 polegadas, e uma função touch no painel, como destaca o site GSMArena.
A nova tela OLED, que o SEL chama de “Tela Dobrável”, tem resolução de 1080 x 1920 pixels e densidade de pixels de 254 ppi. Para o processamento de dados foi usado um eixo cristalográfico c alinhado com um óxido semicondutor. O driver de gate foi montado sobre um substrato, enquanto o driver da fonte é realizado por um COF (chip sobre filme).
A espessura, peso e raio de abertura da tela são de 100?m ou menos, 6 gramas e 46%, respectivamente. A cores são geradas pela combinação de um filtro de cor e OLEDs brancos em uma única estrutura. O elemento de OLED é do tipo de alta emissão. O SEL também utilizou um painel com sensor capacitivo de toque. A tela de 8,7 polegadas pode ser dobrada 100 mil vezes e o raio de curvatura fica entre 2 e 4 mm.
Fonte: Canaltech