A ilusão nos engana justamente fazendo-nos passar por uma percepção autêntica – Maurice Merleau-Ponty
Percepção da realidade é algo tão ilusório quanto a certeza de que um fato aconteceu de determinada maneira. Estaremos sempre a mercê do nosso ponto de vista ou do ponto de vista de quem agiu e transformou a realidade em algo cheio de ângulos e desvios.
As razões para uma ação, são sempre intrigantes, desconhecidas, suspeitas. Saber avaliá-las é um exercício que pode iludir, assim como ilude sempre a melhor maneira de reagir a essas ações. Traição, falta de confiança e respeito, são coisas que podem estar na nossa frente, mesmo sem passar perto da intenção original da tal ação.
O mundo é uma constante ilusão que nos faz pensar em amores, amizades e obrigações que muitas vezes não existem. A ilusão também serve para amenizar e, muitas vezes, amplificar a dor. A ilusão é mestre em nos levar aos caminhos menos seguros e muitas vezes errados, que só nos deixam sem rumo ao vermos que a percepção autêntica só existe em nossas mentes.
Coleguismo não é amizade, competência não se anuncia, comprometimento não se mede só por fidelidade. Sonhe, viaje, mas tenha sempre a certeza de que o que você vê não é uma verdade definitiva.