A FreedomHouse, uma organização não-governamental que realiza pesquisas a favor da democracia, liberdade política e os direitos humanos, divulgou um relatório sobre liberdade na internet.
De acordo com a pesquisa, a Estônia (10 pontos) é o país mais livre da web, seguido dos Estados Unidos (12 pontos) e Alemanha (15 pontos). O Brasil (27 pontos) aparece em 11º lugar da lista dos locais com maior liberdade na internet e o Irã (90 pontos) ocupa o último lugar do ranking.
O índice criado pela ONG pontua os países da seguinte maneira: locais com 10 a 30 pontos são considerados livres, 31 a 60 pontos são parcialmente livres e 61 a 100 pontos não são livres.
O estudo ainda revelou que de 2011 para 2012 alguns países tiveram mudanças em sua pontuação. O Brasil, por exemplo, perdeu dois pontos e se tornou ainda mais livre, enquanto Bahrein ganhou 9 pontos, se tornando mais fechado.
No geral, na Ásia o país mais independente na internet é a Filipinas, com 23 pontos, e o mais fechado é a China, com 85 pontos. Na América Latina, a Argentina é o local com maior liberdade na internet, com 26 pontos, e Cuba é o país menos livre, com 86 pontos. Na Europa e América do Norte, a Estônia é a líder em liberdade na web, com 10 pontos, e o Reino Unido está em último lugar, com 25 pontos.
Fonte: Olhar Digital