Phil Collins faz homenagem à Motown

Novo disco reúne clássicos da música negra americana

O novo/velho CD de Phil CollinsGoing Back (Warner) – é, como diz o seu título, uma viagem ao passado.

O ex-vocalista do Genesis e bamba da música pop decidiu buscar nas suas memórias as canções da Motown (gravadora que reuniu a nata da música pop negra americana) e regravá-las. Mas, como o próprio Collins diz no encarte do CD, a ideia não era fazer um disco novo e sim um disco antigo.

Para isso, o músico recrutou Bob Rabbit (baixo), Eddie Willis (guitarra) e Ray Monette (guitarra) – os Funk Brothers – para ajudá-lo na tarefa.

-Queria fazer que as canções soassem exatamente como nas versões originais.

Os Funk Brothers tocaram na maioria das versões originais dos clássicos da Motown, incluindo canções como My Girl e Baby Love, e ajudaram a dar ao álbum uma sonoridade mais próxima da conseguida por Phil Spector, Smokey Robison e outros músicos, produtores e compositores responsáveis pela era de ouro da gravadora.

Além deles, o disco conta com bons backing vocals e a ótima sessão de sopros que sempre acompanha Collins. O resultado é um disco agradável, com boas versões de Papa Was a Rolling Stone, Going to a Go-Go e Some of Your Loving, entre outras.

Going Back é divido em lados A e B, como nos bons e velho vinis. Tudo bem que isso só sirva como mas uma recordação e homenagem colocada na contra capa do disco, mas traduz bem o espírito de todo o projeto.

Em todas as canções encontramos um Phil Collins que deixa de lado o brilho vocal para que suas interpretações se encaixem na sonoridade dos anos 50 e 60.

Outra boa notícia para os fãs é a notícia de que Phil voltou a tocar bateria, mesmo depois dos problemas que o fizeram passar até mesmo por uma cirurgia para reparar uma contusão no pescoço.

No fim das contas o músico inglês conseguiu traduzir com perfeição a magia das músicas produzidas em Detroit, acrescentando um pouco mais da sua própria veia pop em canções de 3 minutos de duração.

Um CD recomendado para quem já conhece o material original e para os que acham que Phil Collins só entende de rock progressivo e pop fácil. Na Inglaterra, o CD chegou ao 1° lugar nas paradas de sucesso – a primeira vez em 12 anos. Nada mal para um disco antigo.

No Brasil foi lançada a versão standart, com 18 canções, mas há uma versão de luxo (importada) com 25 faixas.

Faixas

1.     “Girl (Why You Wanna Make Me Blue)”
2.     “(Love Is Like A) Heatwave”
3.     “Uptight (Everything’s Alright)”
4.     “Some of Your Lovin'”
5.     “In My Lonely Room”
6.     “Take Me in Your Arms (Rock Me a Little While)”
7.     “Blame It on the Sun”
8.     “Papa Was a Rolling Stone”
9.     “Never Dreamed You’d Leave in Summer”
10.     “Standing in the Shadows of Love”
11.     “Do I Love You”
12.     “Jimmy Mack”
13.     “Something About You”
14.     “Love Is Here and Now You’re Gone”
15.     “Loving You Is Sweeter Than Ever”
16.     “Going to a Go-Go”
17.     “Talking About My Baby”
18.     “Going Back”

Serviço
Phil Collins – Going Back
Gravadora – Warner
Preço – R$ 25

Uma versão um pouco diferente desse texto foi publicado no Portal R7

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *