O Frango Marinho. É assim que muita gente se refe a sardinha, um dos peixes mais fáceis de se encontrar no Rio, que está em época de pesca (e tem seu preço baixo) e também é um dos mais subvalorizados alimentos encontrados no Brasil.
A sardinha serve para muita coisa, além de ser um delicioso petisco para acompahar uma cervejinha. Desde 15 de fevereiro que acabou o período de defeso da espécie e os preços vêm caindo bastante desde então. Apesar do preço caro da maioria dos pescados na Cidade Maravilhosa, a sardinha – talvez pelo fato do Rio ser o maior produtor do Brasil – é sempre uma boa opção nas feiras livres e supermercados da cidade, além do Beco da Sardinha, no Centro do Rio de Janeiro, uma Travessa que merece ser visitada.
Há gente que defende o consumo da sardinha por causa dos benefícios para a saúde (o tal do ômega-3, etc). Eu, defendo porque é gostoso.
Abaixo, duas receitas do caderninho do feroli. Infelizmente, não há fotos do passo a passo (fica para a próxima).
Sardinha na Chapa com Rúcula e Alho
Essa receita é simples, rápida e não faz muita bagunça.
Ingredientes
1 maço de rúcula
6 dentes de alho picado
1 colher de sopa de azeite
sal
pimenta-do-reino branca
1/2 copo de vinho branco
1 colher de sobremesa de alecrim fresco
1 colher de sobremesa de orégano
10 sardinhas fresca
Modo de preparo
Tempere as sardinhas – com a espinha – com o vinho, as ervas, o sal e a pimenta. Deixe descansar por 15 minutos nesta mistura. Depois, esquente uma frigideira em fogo alto e passe as sardinhas rapidamente, somente para dar uma tostada. Retire e reserve.
Na mesma frigideira, coloque o azeite e frite o alho. Retire o alho e espalhe sobre as sardinhas. Agora, coloque o vinho que sobrou na frigideira e coloque a rúcula até que ela murche. Tempere com sal, retire e junte com as sarinhas.
Sirva enquanto ainda estiver quente.
Essa é mais, digamos, classuda, apesar de ser muito fácil.
Ingredientes
3 colheres de sopa de suco de limão
2 colheres de sopa de salsinha picada
2 dentes de alho bem amassados
2 colheres de sopa de cebolinha verde (picadinha)
alecrim a gosto
6 sardinhas fresca
1 xícara de chá de azeite
sal a gosto
pimenta-do-reino branca a gosto (de preferência moída na hora)
Modo de preparo
Limpe as sardinhas (ou compre limpas, minha sugestão). Regue as sardinhas com o suco de limão e tempere com sal e pimenta a gosto. Deixe descansar por cerca de 10 minutos.
Pegue uma tigela funda e misture a salsa, a cebolinha, o alecrim e o alho. Recheie as sardinhas com essa mistura de ervas e coloque em um refratário untado e com meia xícara de azeite. Pegue o restante do azeite, regue as sardinhas e leve ao forno (médio) para assar por cerca de 30 minutos, sempre com o cuidado de jogar o azeite que está no refratário sobre as sardinhas, de 10 em 10 minutos.
Confira outras das minhas receitas.
Figos ao vinho do Porto
Posta de peixe grelhada com sal grosso e alecrim
Macarrão ao pesto
Bolinho de Arroz com Cheiro-verde
Duas receitas de fígado
Molho Barbecue caseiro
Bolinho de Vagem
Duas versões de Picanha na Cerveja Preta
Cebolas Recheadas
Carne Assada (bem Temperada)
Fernando, aqui no interior do estado a sardinha é bem baratinha, eu adoro esse peixinho. Vou fazer essa receita. Obrigada. Bejo
Espero que goste. Conte aqui depois.