Nos últimos dias foi divulgado que a Finlândia, pela quinta vez consecutiva, é o país mais feliz do mundo. Saiba as razões
Nos últimos dias foi divulgado mais um ranking dos países mais felizes do mundo. E, pela quinta vez consecutiva, a Finlândia aparece no topo da lista.
Mas, qual a razão de tanta felicidade?
Bem, entre as muitas razões apresentadas pelo Relatório Mundial da Felicidade (World Happiness Report) estão as mais de 3 milhões de saunas do país e o alto consumo de café!
Nota do editor: A Finlândia é o país que mais consome café (per capta) no mundo. São cerca de 12 quilos anuais, o que dá mais de sete xícaras por dia para cada pessoa.
Mas, claro, saunas e café não são as únicas razões para essa sensação de felicidade da população norueguesa.
Os ótimos resultados no combate a COVID-19, o alto índice de vacinação da população e o baixo número de mortos no país pela doença ajudam.
Mas, novamente, não é só isso.
A Finlândia possui um Produto Interno Bruto (PIB) altíssimo, uma população com fortes laços familiares e da rede de amigos, quase nenhuma corrupção nos governos e nas empresas, liberdade para tomar qualquer tipo de decisão, e muita solidariedade, que se traduz em doações para os necessitados e organizações de caridade.
Europa no topo da felicidade mundial
A Finlândia é seguida por Dinamarca, Islândia e Suíça no ranking da felicidade. Entre os dez países mais felizes, oito deles estão na Europa (só Israel e Nova Zelândia não estão no continente).
O Relatório Mundial da Felicidade usa basicamente dados da percepção de felicidade da população dos 146 países pesquisados, mas também considera aspectos econômicos e sociais.
O Brasil não é tão feliz
A esta altura, você já deve estar se perguntando qual a colocação do Brasil.
O nosso país, que tem fama de ter uma população amigável e alegre, aparece em uma razoável 38º posição, abaixo de países como Costa Rica, Uruguai e Panamá.
Essa colocação mostra que ainda temos muito para melhorar, até porque estar na frente de países como Zimbábue, Líbano e Afeganistão (os últimos colocados na lista), não é mais que obrigação.
Que, em 2023, possamos ter um país menos radical e mais feliz.
Veja a lista dos 20 países mais felizes do mundo
- Finlândia
- Dinamarca
- Islândia
- Suíça
- Holanda
- Luxemburgo
- Suécia
- Noruega
- Israel
- Nova Zelândia
- Áustria
- Austrália
- Irlanda
- Alemanha
- Canadá
- Estados Unidos
- Reino Unido
- República Tcheca
- Bélgica
- França