O Velho Continente é um deleite para quem é católico e/ou gosta de construções antigas, como igrejas. Conheça algumas delas
Se você tem planos de visitar algum país da Europa, é bastante provável que alguma igreja esteja incluída no seu roteiro.
Países como Portugal, Itália, Espanha e Reino Unido, para citar alguns dos favoritos dos brasileiros, possuem algumas das igrejas mais bonitas e antigas do mundo.
O Blog do Feroli separou algumas delas para que você possa conhecê-las. Só tiramos da nossa lista original as que estão localizadas na Rússia, Polônia e Ucrânia, por motivos óbvios.
Basílica de São Pedro – Vaticano/Itália
Para iniciar a lista, a mais famosa de todas as igrejas. A Basílica de São Pedro, no Vaticano, é a sede da igreja Católica.
Considerada a maior igreja do mundo e uma das mais belas do planeta, a Basílica de São Pedro impressiona pelo seu exterior e pelo encontramos dentro dela.
Impossível não ficar boqueaberto com a beleza de obras como a Pietà, de Michelangelo ou o Baldaquino, de Bernini.
Ir até Roma e não ver o papa ou a Basílica de São Pedro é um pecado.
Mosteiro dos Jerónimos – Portugal
Construída no século XVI, o Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa, é considerado Patrimônio Mundial pela Unesco. Sua fachada, com 300 metros, é uma das principais atrações da capital portuguesa.
Notre Dame – França
Mesmo em processo de restauração por conta do grânde incêndio de 2019, a catedral de Notre Dame é parada obrigatória para o turista que estiver visitando Paris.
Construída entre 1160 a 1345, a catedral é o repositório de vários tesouros da Igreja Católica.
Infelizmente, o interior da catedral ainda está fechada para visitaçoes, mas só o exterior já vale (muito) a visita.
Catedral de St. Paul (São Paulo) – Inglaterra
Uma das mais conhecidas igrejas do mundo, a Catedral de St. Paul já foi palco do funeral de Winston Churchill, da celebração dos jubileus de Ouro e Diamante da Rainha Elizabeth II e, claro, do casamento entre Charles e Diana.
Ela é lindíssima e, até 1962, era o prédio mais alto de Londres.
Só o fato de sua construção ter sido iniciada em 1675, logo após o grande incêndio que detruiu boa parte da capital inglesa, incluindo a antiga igreja, já é uma boa razão para a visita, principalmente para aqueles que gostam de história e prédios antigos.
Catedral de Colônia – Alemanha
Construída em 1880, a Catedral Colônia, situada na cidade de mesmo nome, na Alemanha, tem 145 metros de altura e é uma das mais altas do mundo. com 145 metros de altura.
Nela, supostamente, estão os restos mortais dos três Reis Magos, além de muitas obras e objetos trazidos da Itália pelo imperador Frederico I.
Basílica da Sagrada Família – Espanha
Barcelona é uma das cidades mais procuradas pelos brasileiros e a Basílica da Sagrada Família (Temple Expiatori de La Sagrada Familia) é um dos principais pontos turísticos da cidade.
Ela nunca foi terminada (há a promessa de terminarem o projeto em 2026) e é famosa também por isso.
Projetada por Antoni Gaudi, a catedral e suas oito torres, são, desde 2010, Patrimônio Mundial da Unesco.
Catedral de Santa Maria das Flores – Itália
Para terminar a lista, outra igreja italiana. A Catedral de Santa Maria das Flores, em Florença, é famosa pelo seu gigantesco duomo (cúpula), a maior do mundo, com 100 metros de altura.
A igreja é outra considerada Patrimônio Mundial pela Unesco. Ele é deslumbrante e a lojinha tem muitos itens legais tendo como tema o duomo.
Os guarda-chuvas são (proporcionalmente) tão gigantes quanto o duomo da catedral.
Se for até a Toscana, vá ver a Torre de Pisa, mas não deixe de visitar a Catedral de Santa Maria das Flores.
Muito mais para ver
A lista acima é apenas uma pequena mostra das belas igrejas que podem ser encontradas na Europa.
Países como Hungria, Polônia e Islândia, também possuem prédios belíssimos. Isso, sem contar que Itália, Portugal, França e Reino Unido, possuem muitas outras igrejas de deixar o queijo de qualquer um caído.
Caso tenha alguma preferida e que não tenha sido citada ou queira mais informações sobre alguma das que fazem parte da nossa lista, deixe um comentário.