Estudo feito pela Mastercard foi usado como base para a criação do “Índice Global de Cidades de Destino”
O turismo esteve congelado nos últimos dois anos. Mesmo assim, saber quais cidades eram (e são) mais procuradas pelos viajantes é sempre uma informação importante.
Pensando nisso, foi criado o “Global Destinations Cities Index” (“Índice Global de Cidades de Destino”, em tradução livre), que mostra quais são as 20 cidades mais visitadas do mundo.
A última versão do estudo tem dados do ano de 2019, embora alguns aspectos do estudo sejam apenas projeções.
Pode parecer que essas informações estejam muito defasadas e fora do contexto atual, mas, na verdade, servem para entendermos a importância de cada mercado e do peso do turismo em cada uma das cidades.
Outro ponto interessante do estudo é mostrar que a cidade mais visitada nem sempre é lembrada como um dos mais famosos destinos turísticos (pelo menos no Brasil).
Bangkok na liderança
Quem acompanha esse tipo de estudo não vai se surpreender com a cidade mais visitada. Bangkok (capital da Tailândia), foi a cidade mais visitada em 2019, repetindo o desempenho de 2018.
Foram mais de 22 milhões de visitantes que gastaram, em média, US$ 173 por dia (cerca de R$ 880).
Já o segundo lugar ficou com uma cidade mais familiar: Paris. Foram 19,1 milhões de visitantes, sendo que desses, 17,4 milhões foram turistas estrangeiros.
Em terceiro, mas em um empate técnico com Paris, vem Londres. A capital inglesa recebeu 19,09 milhões de turistas.
Nenhuma cidade brasileira entre as mais visitadas
Infelizmente, nenhuma cidade brasileira (ou da América do Sul) aparece na relação das 20 mais visitadas.
A única menção ao Brasil é o 17º lugar na lista de países que enviam mais turistas ao exterior.
E, segundo o estudo, as cidades mais visitadas pelos brasileiros foram (na ordem): Nova York, Orlando e Miami.
Um detalhe é que, apesar da distância entre as duas economias, a Argentina aparece uma posição acima do Brasil no envio de turistas ao exterior.
Ainda mais curioso é o fato dos argentinos terem como principais destinos as cidades de Porto Alegre, Montevideo e Valparaiso (Chile), destinos bem diferentes dos escolhidos pelos brasileiros.
Para piorar ainda mais a situação, a maioria das cidades mais visitadas em 2019 recebeu mais turistas que todo o Brasil no mesmo período.
Veja o ranking das cinco cidades mais visitadas em 2019 e confira o ranking completo no fim do post.
As cinco mais
1 — Bangcok
Apesar de não aparecer na lista dos principais destinos procurados pelos brasileiros, a capital da Tailândia recebeu 22,78 milhões de turistas em 2019, mantendo a liderança no ranking das mais visitadas desde 2018.
As principais razões para que os turistas adorem a cidade são: a agitação constante, os templos, a riqueza cultural e até mesmo os grandes shoppings.
Claro que há problemas, mas até mesmo a segurança, um dos pontos fracos de Bangcok, está em níveis muito mais aceitáveis do que a maioria das cidades, principalmente as brasileiras.
2 — Paris
Com 19,1 milhões de turistas passeando por suas ruas, avenidas e monumentos, Paris é um dos destinos dos sonhos de visitantes de todo o planeta.
Enumerar as razões pelas quais Paris é uma cidade apaixonante é uma tarefa inglória. Os museus, a gastronomia, as catedrais, as lojas, os parques e boulevards, tudo é de deixar qualquer um de boca aberta.
Como não pensar em lugares como a Torre Eiffel, a catedral de Notre Dame, os museus d’Orsay e Louvre, ou o rio Sena. Sem falar nos bistrôs, no Sacré Coeur ou nas Galerias Lafayette?
Paris é romântica, moderna, tradicional e elegante.
3 — Londres
Praticamente em um empate técnico com Paris (são 19,09 milhões de turistas contra 19,1 da capital francesa), Londres trocou de posição com a capital francesa de 2018 para 2019.
Falando das razões para que a capital inglesa continue sendo um dos destinos mais procurados do mundo, podemos citar praticamente as mesmas razões que citamos quando falamos de Paris, menos a gastronomia, claro.
Entretanto, Londres tem a Família Real, a pompa e fleuma britânica e, claro, a música.
A quantidade de lugares históricos para visitar rivaliza com os prédios e galerias modernas, com a vantagem de podermos encontrar a história do rock espalhada por toda a cidade.
4 — Dubai
Dubai está na moda faz tempo. A cidade mais famosa dos Emirados Árabes Unidos está próxima do deserto e do mar. É o exemplo perfeito do que é ser moderno.
Ruas e prédios “modernosos” se misturam com camelos e atividades tradicionais.
Dubai manteve a 4ª posição em 2018 e 2019.
5 — Cingapura
Os mais de 14,6 milhões de turistas que visitaram o país em 2019 se ocuparam basicamente com duas coisas: comida e jogo.
Projetada para ser uma “cidade do futuro”, Cingapura tem um dos sistemas de transporte público mais eficientes do mundo e várias restrições ao uso de automóveis.
Além disso, os festivais e mercados de comida são imperdíveis. Há comida por praticamente toda a cidade.
Para desgastar a comilança, o turista pode passear pelo lindo jardim botânico ou gastar dinheiro em um dos cassinos locais.
O top 20
A grande curiosidade entre as cidades mais visitadas do mundo é a aparição de outras duas cidades tailandesas (Phuket e Pattaya) ao lado de Nova York, Milão e Barcelona.
Confira as demais cidades do ranking das 20 mais
6 — Kuala Lumpur
7 — Nova York
8 — Estambul
9 — Tóquio
10 — Antalya (Turquia)
11 — Seul
12 — Osaka
13 — Meca
14 — Phuket (Tailândia)
15 — Pattaya (tailândia)
16 — Milão
17 — Barcelona
18 — Palma de Mallorca
19 — Bali
20 — Hong Kong
Se tiver interesse, pode baixar o “Global Destinations Cities Index 2019” aqui.