Estudo mostra a paixão do brasileiro pela bebida. Preço do café bate recorde no mercado internacional
Que o café é uma das bebidas mais apreciadas e consumidas pelos brasileiros, todo mundo sabe (fica atrás apenas da água).
Agora, um estudo realizado pela plataforma CupomValido.com.br com dados da Organização Internacional do Café (OIC) e Dieese, mostra que, na média, o brasileiro bebe de 3 a 4 xícaras de café por dia.
Isso equivale a um consumo de 5,8 kg ao ano!
Brasil no top 15
Ainda segundo a pesquisa, de um total de 193 países, o Brasil está entre os top 15 países que mais consome café no mundo, na atual posição 14ª.
No topo do ranking, está a Finlândia, com um consumo de mais que o dobro dos brasileiros, aproximadamente 12kg per capita ao ano. Uma das explicações do alto consumo é o clima do país.
Localizado no norte do planeta, a Finlândia possui temperaturas de extremo frio no inverno. Para aquecer a temperatura corporal, os finlandeses costumam tomar de 5 a 8 xícaras durante todo o dia (inclusive à noite nos jantares).
A paixão dos brasileiros pelo café
O tipo de café preferido dos brasileiros é o expresso (opção pura do café e sabor mais forte). Em segundo lugar está o pingado ou café com leite (mistura de 80% de leite com 20% de café).
O capuccino fica na terceira posição, e é uma mistura de café, leite, chocolate, noz moscada e canela. O macchiato (50% expresso e 50% creme de leite) e o latte (versão encorpada do cappucino), estão na quarta e quinta posição, respectivamente.
Com relação à produção, o Brasil está no topo no ranking mundial, e o mais incrível é que o país detém este título por mais de 150 anos. Aproximadamente 40% de toda produção mundial, vem do Brasil. Os principais estados produtores são Minais Gerais, São Paulo e Paraná.
Maior preço dos últimos 25 anos
Apesar do Brasil ser o maio produtor mundial do produto, a bebida teve um dos maiores aumentos dos últimos 25 anos no Brasil. Nos últimos 12 meses a bebida teve um aumento de mais de 40%.
No caso de Florianópolis, a capital com a cesta básica mais cara do país, o aumento foi de impressionantes 60%.
Um dos motivos do aumento relevante nos preços, está relacionado ao dólar. A saca do grão é cotada na Bolsa de Nova York, e é utilizado o dólar como moeda base. Como nos últimos tempos o dólar teve um aumento relevante frente ao real, a consequência é que o preço do café também sofreu um aumento significativo.
Confira o infográfico completo abaixo:
Fonte: Organização Internacional do Café, CupomValido.com.br, Dieese