Empresa fala em “reestruturação interna”, mas há rumores de problemas financeiros. Vinte mil passageiros são afetados
Os viajantes que compraram passagens pela recém-inaugurada ITA — empresa aérea do grupo Itapemirim, inaugurada há seis meses — foram surpreendidos com a suspensão das operações da empresa na noite desta sexta-feira (17).
A empresa, por meio de um comunicado (veja no fim do post), informou que a decisão foi tomada por “necessidade de ajustes operacionais”.
Entretanto, há rumores de que a empresa enfrenta problemas financeiros e não teria caixa para pagar a parte dos salários que venceria na mesma data da interrupção das operações.
Como fica o passageiro
Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), foi determinado que a ITA “preste imediatamente atendimento integral a todos os passageiros e comunique, individualmente, sobre cancelamento de voos e reacomodações, bem como garanta o reembolso das passagens aéreas comercializadas”.
Com isso, a empresa pede aos passageiros com viagens marcadas devem entrar em contato com a companhia por e-mail – [email protected].
Atualização: Teve o voo cancelado pela ITA? Saiba o que fazer
Ir ou não até o aeroporto?
Essa é uma das principais dúvidas dos passageiros e a resposta não deve agradar. Neste momento, a Anac recomenda que os passageiros não se dirijam aos aeroportos e, segundo informações do Blog do Feroli, essa é a melhor decisão, já que praticamente não há funcionários trabalhando.
Portanto, mais uma vez, o usuário do transporte aéreo fica praticamente sem ter o que fazer. Uma solução é contratar os serviços de uma empresa especializada em resolver esse tipo de problema (clique no banner abaixo).
Sobre a ITA
Inaugurada em junho — o voo inaugural aconteceu no dia 29 daquele mês — a ITA operava com cinco aviões e tinha mais de 450 funcionários.
A estimativa é de mais de 100 voos estão cancelados, prejudicando cerca de 20 mil passageiros.
A interrupção das atividades da ITA, segundo o grupo Itapemirim, “não afeta a prestação de serviço do transporte rodoviário, por meio da Viação Itapemirim”.
Vamos aguardar (e torcer) por uma solução satisfatória para todos.
O comunicado da ITA aos funcionários