Decisão confirma a péssima imagem internacional do Brasil no combate a pandemia do novo coronavírus e em várias outras questões
A relação entre Brasil e França, que já não era das melhores, agora ficou ainda menos próxima. O primeiro-ministro francês, Jean Castex, anunciou nesta segunda-feira (13) a interrupção dos voos partindo da França para o Brasil (e vice-versa).
— Percebemos que a situação (da COVID-19) está piorando e decidimos, portanto, suspender todos os voos entre Brasil e França até novo aviso — explicou Castex.
Até este domingo (12) os brasileiros poderiam entrar na França apresentando um teste PCR negativo e cumprindo uma quarentena (obrigatória) de 10 dias.
O Brasil perde mais
Teoricamente, a França deveria depender mais do Brasil do que o contrário. Isso, por causa do tamanho territorial e da variedade de produtos produzidos nos dois países, entre muitos outros fatores.
Porém, a realidade é outra. A França é um dos países mais importantes da Europa e tem a possibilidade de interferir em acordos econômicos com todo o bloco da União Europeia.
As rusgas entre os presidentes dos dois países, que foram de beleza das esposas até a aprovação do acordo entre Mercosul e União Europeia, passando pelo meio ambiente, mostram que o país europeu tem muito menos a perder do que nós.
Vergonha internacional
Mas não pensemos que o nosso problema é só com a França. Praticamente todos os países da América do Sul têm alguma restrição para a entrada de brasileiros em seus territórios.
O mesmo acontece com os Estados Unidos, Reino Unido, Japão, Alemanha, Emirados Árabes, etc.
Se juntarmos o péssimo combate a pandemia, a ridícula política (?) de relações exteriores, a confusão política e a inoperância no campo econômico, fica difícil vislumbrar uma melhora da nossa imagem em um médio espaço de tempo.
Faltam vacinas e sobram medicamentos ineficazes e que causam graves efeitos colaterais. Mas, o mundo está errado e os nossos governantes é que estão certos.
Não poderemos viajar ainda por um bom tempo, mas podemos sonhar e preparar nossos roteiros. Acompanhe o Blog do Feroli e fique por dentro das novidades (boas e más) do mundo dos amantes de viagens.