Tecnologia, que já é bastante utilizada no exterior, segundo a Infraero, vai dispensar a apresentação do cartão de embarque
A Infraero — empresa estatal responsável pela administração de aeroportos — inicia nesta quinta-feira (11/3) a utilização do sistema de embarque digital no Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro.
A tecnologia, chamada de “Embarque +Seguro”, usa o reconhecimento facial e, segundo a Infraero, vai dispensar a apresentação do cartão de embarque.
Sistema já existe no exterior
Esse sistema já existe em vários aeroportos no exterior. A diferença do que começa a ser utilizado no Santos Dumont é que ele foi desenvolvido no Brasil.
O que pode ser um grande passo para a indústria brasileira, também é o grande ponto de interrogação em termos de eficiência.
Desenvolvido pela Serpro, empresa de tecnologia da informação do Governo Federal, o novo sistema ainda não foi testado suficientemente para garantir que seu funcionamento possa ser considerado eficiente.
Tempo reduzido no embarque
Uma das grandes vantagens do uso do reconhecimento facial no embarque é a redução do tempo gasto nesse procedimento, já que não será mais preciso apresentar nenhuma documentação.
Além disso, o menor contato com funcionários do aeroporto e o fim do manuseio de documentos é um fator muito positivo para evitar a disseminação do novo coronavírus.
O sistema desenvolvido pelo Serpro também está sendo testado nos aeroportos de Salvador e Florianópolis.
Com informações da Infraero