Empresa incentiva passageiros a optar por não comer nas aeronaves. Ideia é diminuir o desperdício de alimentos. Iniciativa da Japan Airlines é boa, mas parece fadada ao fracasso
Quem costuma fazer viagens de avião de longa duração sabe ser possível optar por tipos especiais de refeição — kosher, vegetariana, low carb, etc.
Agora, a Japan Airlines inova e permite que o passageiro opte por não ter refeições durante os voos, trocando a refeição por um kit amenidade.
Desperdício de comida
A ideia da Japan Airlines é diminuir o desperdício de alimentos (cerca de 1,3 bilhão de toneladas de alimentos por ano), o que, literalmente, pesa nos cofres da empresa e não faz nada bem para o planeta.
O mecanismo para trocar a refeição por um dos kits amenidades da Cia. Aérea — há um para os passageiros da classe executiva e outro para os da classe econômica — é o mesmo de quem escolhe uma refeição especial.
Essa escolha pode ser feita online, na hora da reserva do bilhete ou do check-in. A única exigência é que o cancelamento seja feito até 25 horas antes do momento do embarque.
Opinião: a iniciativa é louvável, mas é improvável que um número significativo de passageiros opte por trocar uma refeição (por pior que seja) por um kit amenidade que deveria ser distribuído gratuitamente e que nem tem itens tão especiais assim.