Ilha do Caribe se pode se tornar mais uma opção para os brasileiros, no dia em que formos liberados para viajar novamente. Torçamos por Porto Rico
O Caribe sempre é um destino dos sonhos para quem gosta de viagem e de praias. As várias ilhas da região estão reabrindo suas portas para os turistas, embora cada uma com suas próprias regras.
Nesta quarta-feira (15 de julho), Porto Rico fará a sua “reentrada” no mundo do turismo, sem exigir que os visitantes façam qualquer quarentena, desde que estejam munidos de um teste negativo para a COVID-19.
Porto Rico aberto aos brasileiros?
Não, Porto Rico não está aberta para os turistas vindos do Brasil (por enquanto). Mas, se não podemos ir para lá, qual a razão deste post?
A razão é que, apesar de, tecnicamente, Porto Rico ser um território”não incorporado” aos Estados Unidos, o país tem independência política e administrativa. Sendo assim, a ilha pode reabrir as suas fronteiras para moradores ou pessoas vindas do Brasil, por exemplo, “sem precisar de permissão” dos EUA.
Embora não exista nenhuma informação oficial sobre liberação de brasileiros ou pessoas que tenham passado pelo nosso país, a possibilidade parece estar sendo ventilada, desde que a governadora Wanda Vázquez anunciou que os viajantes que apresentarem testes negativos para o coronavírus (feitos até 72 horas antes da chegada) não precisarão mais passar pela quarentena de 14 dias.
Os testes não podem ser daqueles “rápidos”.
Os protocolos de Porto Rico
Quem não apresentar os testes terá que fazer a quarentena e pagar por qualquer despesa médica oriunda da sua estadia.
Mas, mesmo quem apresentar um teste negativo precisará cumprir algumas normas. Entre elas estão: o uso de máscaras em locais públicos, táxis, hotéis e manter o distanciamento social em locais como museus e restaurantes.
O que está funcionando em Porto Rico?
Apesar de um toque de recolher (entre 22h e 5h) estar vigorando na ilha até o dia 22 de julho, há muito o que fazer por lá. Praias e hotéis estão abertas. Até mesmo as piscinas dos hotéis estão em funcionamento, desde que com apenas 25% da sua capacidade.
Restaurantes e cassinos podem receber 75% da sua lotação e as pessoas precisam ter suas temperaturas checadas. Ah, lojas e shoppings também estão abertos.
Ou seja, o mundo parece “quase normal” em Porto Rico e as chances das medidas que ainda impedem a entrada de brasileiros em seu território são grandes.
Vamos ficar de olho!