O National Park Service, responsável pela Estátua da Liberdade, planeja impedir que grupos guiados tenham acesso a alguns dos mais importantes locais de visitação, como o museu, que será inaugurado este mês
Um dos pontos turísticos mais visitados dos Estados Unidos (e do mundo) vai dar uma trava nos grupos guiados que costumam ir até lá: a Estátua da Liberdade. As mudanças também vão valer para a Ellis Island, o outro ponto obrigatório do passeio.
Evite cair em engôdos
As mudanças vão impedir que grupos particulares ou promovidos por empresas de turismo tenham acesso a alguns dos pontos de visitação, como o deck de observação (aos pés da estátua), o Museu da Imigração e o novíssimo Museu da Estátua da Liberdade (que vai ser inaugurado no dia 16).
Aliás, essas restrições estão programadas para entrar em vigor exatamente no dia 16! Portanto, cuidado na hora de contratar os serviços de um guia.
As razões
Segundo os responsáveis pelo National Park Service (NPS) — responsável pelo Estátua da Liberdade e a Ellis Island — os grupos causam uma série de problemas, o principal deles sendo a obstrução do tráfego dos pedestres normais. Vale lembrar que a Estátua da Liberdade e a Ellis Island recebem 4.5 milhões de visitantes por ano.
O que será permitido na Estátua da Liberdade
Ainda segundo os responsáveis pela estátua, os grupos guiados não estão banidos. Os guias poderão levar seus grupos pelas partes ao ar livre e no lobby e no mezanino da Estátua da Liberdade. Eles também terão permissão para dar breves explicações sobre o monumento no 1? andar do Ellis Island Museum, mas somente entre novembro e março e nos dias quando o clima estiver inclemente.
Combinemos, parece ruim, né?
Guias oficiais
Outra dica importante: o NPS tem o seu próprio serviço de guias aos dois lugares e, para visitar a coroa da estátua e o pedestal, é preciso comprar um ingresso a parte e com antecedência. A coroa, principalmente, é muito concorrida e não é fácil conseguir um ticket.
Veja os preços dos tickets aqui
Então, cuidado para não se decepcionar com um passeio que é ótimo. Ah, não deixe de experimentar a limonada vendida ao redor da Estátua da Liberdade. É uma das melhores do mundo.
Lembrem-se, as mudanças entram em vigor (até segunda ordem) no dia 16!