Antes de passar para o tópico Seguro de Viagem, das nossas Dicas de Viagens, acho que vale mostrar que a coisa não está fácil para os brasileiros que vivem nos Estados Unidos e, por conseguinte, para os brasileiros que pretendem viajar para o país.
Segundo dados oficiais do governo norte-americano, entre 2016 e 2017 houve um aumento de 29% de brasileiros deportados dos EUA. Foram 1.095 deportados em 2016, contra 1.413 em 2017.
As razões
Segundo alguns especialistas, um dos motivos para o aumento do número de brasileiros deportados é a entrada nos EUA com visto errado, embora permanecer no país após o prazo permitido também seja uma razão relevante.
De acordo com um relatório divulgado em dezembro pela Human Rights Watch, durante os sete primeiros meses da presidência de Trump, o número de imigrantes detidos no interior e não nas fronteiras dos EUA – sendo muitos deles arrancados de suas famílias e comunidades – aumentou 43% em comparação com o mesmo período em 2016. As detenções de imigrantes sem antecedentes criminais quase triplicaram.
Vale lembrar que se o seu visto for negado, um outro só pode ser pedido depois de seis meses e, caso seja deportado, a pessoa ficará sujeita a impedimento de retorno aos EUA por um período que varia entre 3 e 10 anos.
Outras dicas de viagem
Dicas de Viagem Parte I – Programação
Dicas de Viagem Parte II – Orçamento
Dicas de Viagem Parte III – Transportes
Dicas de Viagem Parte IV(a) – Cuidados para não ser barrado em um país estrangeiro
Não conheço o EUA e gostaria muito. Mas esse, imagino, não seja o melhor momento para pedir vistos.
Viajei pela última vez no fim do ano passado e não tive problema. Se você seguir todas as dicas que estou dando (e ainda não terminei) a coisa fica menos complicada (principalmente passagem de volta, local para estadia e seguro viagem). Há mais coisas que você pode fazer para não ter surpresas ruins.
Vou seguir. E não foi sua “ultima viagem”. Pense como sendo a mais recente
Verdade: a mais recente.