Bacon é uma das comidas mais amadas pelas pessoas, principalmente pelos americanos que colocam bacon em quase tudo, inclusive em sobremesas.
Com toda essa admiração pelo alimento, foi criado o Dia Internacional do Bacon. A data é comemorada nos Estados Unidos, 2 dias antes do Labor Day, que ocorre sempre na primeira segunda-feira de setembro. Um pouco confuso, né?
Selecionamos 10 curiosidades sobre essa comida exótica e tão admirada por todos, confira:
- Só nos EUA, são produzidos mais de 900.000 toneladas por ano.
- É uma das carnes mais antigas da humanidade, seus primeiros sinais se deram por volta de 1500 aC. Apesar de não ser nomeado ainda, a ideia era cobrir a carne do porco com sal para absorver o sabor.
- É mais saudável, ou menos maléfico, do que o cachorro quente ou rosquinhas doces, em termos de sal, calorias, gorduras e colesterol.
- Setenta por cento do bacon dos Estados Unidos são consumidos no café da manhã.
- A palavra “bacon” vem da palavra alemã Bacho, o que significa nádega. Ha quem diga também, que a palavra veio do termo francês bakko que quer dizer presunto vindo do porco.
- Durante a Idade Média, na Inglaterra, feijão e bacon foram essenciais para os pobres. Tipo a nossa feijoada.
- Durante o ano de 1500, a Espanha ofereceu porcos aos Americanos nativos como oferta de paz, sabendo que os nativos gostavam do sabor da carne de porco.
- Pancetta é bacon curado ou bacon italiano em conserva que não é defumado.
- A gordura do bacon, depois de cozida, está sendo utilizada pela TMI Foods de Nothampton, Inglaterra, para gerar bio-diesel como alternativa de combustível. Isso porque ele diminui a poluição.
- Quarenta e cinco por cento da gordura do bacon é monoinsaturada, o que significa que elas diminuem o nível de colesterol ruim.
Fonte: Blog Eu Comi