Dicas de Viagem XI: Proteja-se dos ladrões nos aviões

Pode parecer estranho, mas essa é uma ameaça que começa a se tornar frequente no Oriente Médio, África e Ásia

Muitos viajantes ao redor do mundo já ouviram falar dos perigos de deixar seus pertences fora da vista em aeroportos, até mesmo nas salas de embarque. Ladrões agem indiscriminadamente, seja em Nova Deli, Paris, Cidade do Cabo, São Paulo ou Nova York. O que muitos não esperam é que haja ladrões dentro dos aviões!

Nenhum cuidado é pouco dentro dos aviões

Para nosso terror — passageiros das classes econômicas — a notícia ruim é que essas gangues agem exatamente onde os passageiros com menos dinheiro viajam. A razão? São muitas. Há mais pessoas, mais crianças, mais movimento, mais distração e mais oportunidades.



Eles se aproveitam das horas de sono, do vai e vem das pessoas e até mesmo da hora das refeições para violarem os pertences dos outros.

Poucos dados

Pode parecer estranho que seja quase impossível encontrar algum relato sobre esse tipo de evento, mas isso acontece porque eles são, na maioria das vezes, tratados (e escondidos) pelas companhias aéreas da mesma forma que outras reclamações sobre problemas nos voos, como atrasos, perda de bagagens ou sistema de entretenimento quebrado.


Além disso, como a maioria das pessoas só descobre que algo está faltando quando já saiu do aeroporto, muitos não dão queixa, fazendo com que as estatísticas sejam bem pouco confiáveis.

Cuide das suas coisas


Para evitar ser uma das vítimas desses ladrões voadores é preciso tomar alguns cuidados, até porque essa moda não deve demorar a chegar por aqui.

Airfarewatchdog
Acredite, a maioria desses larápios age em voos internacionais e nos de média e grande duração e você só vai descobrir o que aconteceu quando for tarde demais, repito.

Alguns cuidados:

  • Sempre tente guardar seus pertences em um compartimento acima ou em frente do seu assento. Nunca deixe suas coisas em um local atrás de você;
  • Não viaje com jóias e objetos de muito valor;
  • Mantenha seus documentos sempre com você, assim como seu smartphone e qualquer remédios que precise tomar regularmente;
  • Evite carregar grandes quantias de dinheiro e, caso precise dele, nunca deixe longe da sua vista/corpo;
  • Nunca coloque cartões de crédito nos bolsos externos de mochilas ou malas de mão;
  • Sempre que possível use cadeados ou compre malas com sistemas de travas;
  • Coloque suas bagagens nos compartimentos, sempre com os zíperes e fechos virados para o interior (fundo) dos bagageiros;
  • Guarde laptops e coisas de valor dentro das bagagens de mão e em local que dificulte a sua retirada (no meio de roupas ou outros itens;
  • Caso compre algo no free shop dentro do avião jamais permita que qualquer membro da tripulação leve o seu cartão de crédito para longe de você.

Perigo inesperado

Mais assustador do que saber que podem roubar suas coisas dentro do avião é saber que já houve casos onde membros da tripulação eram esses ladrões.

Booking.com

Afinal, eles têm acesso a partes da aeronave que os passageiros não possuem e muita facilidade para mexer nos compartimentos de bagagem sem alimentar qualquer suspeita..

É certo que apenas uma ínfima parte dos funcionários das empresas aéreas são tão desonestas, mas há o bom e o mau dentro de todos e uma oportunidade pode ser tentadora demais para ser ignorada.

Portanto, não dê chance ao azar. Não dê chance para que sua viagem seja arruinada por um evento desse tipo, mesmo que tenha um super seguro. A dor de cabeça não vale a pena.

Take care!

Outras dicas de viagem

Dicas de Viagem Parte I – Programação

Dicas de Viagem Parte II – Orçamento

Dicas de Viagem Parte III – Transportes

Dicas de Viagem IV(a): Cuidados para não ser barrado em um país estrangeiro (vistos)

Dicas de Viagem IV(b): Cuidados para não ser barrado em um país estrangeiro (seguro de viagem)

Dicas de Viagem IV(c): Minivisto para a Europa

Dicas de Viagem V: Tipos de tomadas pelo mundo

Dicas de Viagem VI: Não se aperte com comida

Dicas de Viagem VII:  Vinho quente nos jardins de Paris

Dica de Viagem VIII: comer e beber bem em Veneza

Dicas de Viagem IX: Como viajar “no futuro” no aeroporto de Heathrow

Dicas de Viagem X: As rotas aéreas mais procuradas dos EUA

Leia outros posts sobre viagens

Fotos: Getty Images

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *