Marcas mais “verdes”: Ford ultrapassa Toyota

Sei que vão me chamar de ignorante – o que pode ser um elogio em tempos de Dunga -, mas eu não sei se esses rankings valem realmente alguma coisa. Pior, estou sem paciência para entender…

FordC-MAXHybrid_300A Ford deixou a Toyota para trás para se tornar a nova líder do ranking Best Global Green Brands. É a primeira vez desde que a pesquisa da Interbrand começou a ser divulgada, em 2011, que a companhia japonesa, agora em 2º lugar, deixa o posto de número 1. Honda, Nissan e Panasonic completam o Top 5 do estudo.

A métrica da pesquisa envolve a combinação de análises relativas a dois critérios distintos: a performance das empresas na produção e distribuição sob o ponto de vista ambiental; e a percepção de valor que as companhias conseguem gerar no público a partir dessas ações.

O estudo calcula também o gap entre esses dois índices, indicando se uma empresa tem uma imagem correspondente ao seu grau de comprometimento com a sustentabilidade. Apenas as marcas que compõe o ranking Interbrand das 100 marcas globais mais valiosas

A força do setor automotivo pode ser confirmada também pela presença dentre as 50 primeiras posições da lista (veja aqui o ranking): ao todo, dez montadoras estão no seleto grupo, todas entre as quarenta melhores colocadas. De acordo com a Interbrand, o resultado é fruto principalmente do aumento da demanda por carros elétricos, o que tem motivado as companhias do setor automobilístico a melhorar tanto os seus produtos e práticas industriais quanto a comunicação destes avanços, em busca de diferenciação junto aos consumidores e investidores.

No caso da Ford, a consultoria afirma terem sido determinantes para o desempenho da montadora o fato de ter cinco carros elétricos em seu portfólio e os avanços em pesquisas sobre combustíveis alternativos, como hidrogênio e pilhas.

Mais destaques

* Sony (7ª) e Adidas (8ª) aparecem pela primeira vez entre as dez primeiras colocadas do ranking.

* A Ikea, varejista de móveis sueca que ocupa a 19ª posição, e Zara, que alcançou o 34º lugar, foram as marcas que mais subiram no ranking: cada uma galgou 14 posições.

* Chevrolet (32º), Disney (49º) e Heineken (50º) são as marcas estreantes na lista da Interbrand deste ano.

Fonte: Meio & Mensagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *