Londres, uma cidade em constante movimento – Parte II

 

Fechando a pequena série sobre Londres, falo sobre segurança, esportes e passeios fora da cidade. Aproveite e (re)leia a primeira parte desse texto.


Ponto de partida para o resto do Reino Unido

BathLondres é uma cidade generosa. Dela você pode ir praticamente para qualquer cidade do mundo, com destaque para o Reino Unido, claro. O sistema ferroviário é pontual, barato e te leva para um número enorme de cidades. Mas o que deve mesmo chamar a atenção do trista são as excursões de um dia para locais como Bath ou Stonehenge.

Dica: Compre tudo o que puder no Brasil, com antecedência e descontos. Horários off peak são sempre mais baratos, mas não se engane: se o horário for 10h11 o trem vai sair 10h11, mesmo que você já esteja na plataforma. Não tem choro. Mas não deixe de pesquisar os preços antes de comprar seus tickets. Muitas vezes os sites das empresas têm promoções que não são encontradas no site do sistema ferroviário. Experimente sempre ir na Virgin Trains e cavar alguma tarifa especial.

StonehengeSão várias as empresas que oferecem essas viagens e a comodidade de ser pego no hotel por um ônibus/van e um guia é ótimo para o turista. Decida entre grupos grandes ou passeios com menos gente e aproveite. O que não falta é lugar para visitar no Reino Unido.

Outra ótima opção para passeios com partida de Londres é aproveitar as promoções das empresas aéreas de baixo custo (que, lá, realmente cobram barato) que possuem voos para as principais cidades “próximas” que merecem ser visitadas como Edimburgo e Glasgow.

Futebol e tênis só com muita antecedência ou pagando preços absurdos

Pickpocket IILondres tem quatro times de futebol (com estádios) e ainda um estádio local sagrado para os apreciadores (Wembley), que mesmo tendo sido reconstruído ainda vale uma visita. Porém, se a ideia for assistir uma partida a coisa pode se transformar em uma tarefa das mais árduas. Primeiro porque é praticamente impossível conseguir um ingresso para os jogos dos times maiores (Arsenal, Chelsea e Tottenham), já que a maioria dos torcedores compra carnês para toda a temporada. Além disso, mesmo que você vá até um site de compra e venda de ingressos (tanto de cambistas quanto de pessoas que desistiram de ir ao evento) os preços são estratosféricos. A melhor maneira de conseguir um lugar nas arquibancadas é mesmo comprar com (muitos) meses de antecedência. O mesmo vale para o tradicional torneio de Wimbledon, mesmo que seja para assistir a uma primeira rodada do torneio de duplas mistas, a competição menos concorrida.

Eu mesmo ainda não consegui concretizar nenhum desses dois sonhos, mas espero que isso se resolva na próxima visita.

Cuidado com os batedores de carteira

Pickpocket IO crime na Inglaterra, e particularmente em Londres, é bem diferente do que encontramos no Rio de Janeiro e São Paulo, por exemplo. O maior problema da cidade (que já disse, é a mais monitorada do mundo) são os batedores de carteira. Em várias estações de metrô – principalmente as mais antigas, onde os corredores são mais estreitos – é fácil encontrar placas nas paredes com o aviso “Beware of pickpockets” (cuidado com os batedores de carteira). Também não é incomum ouvir pelo serviço de som das estações avisos de que bandidos estão atuando na área. Portanto, nada de andar distraída com uma bolsa grande e nada de deixar o dinheiro em apenas um bolso. E, importantíssimo, nada de levar o passaporte original. Uma cópia é mais do que suficiente, já que eles acreditam quando você diz que é você.

Finalizando, você não vai encontrar gente assaltando com armas e usando da violência para conseguir seus ganhos, mas, como em todas as cidades do mundo, há pobreza e criminalidade. Não tema em pedir informações ou em denunciar alguém suspeito para um policial ou comerciante. Eles são solícitos e educados, mesmo que não tenham vontade de ser :p.

Boa viagem.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *