Guitarrista angolano lança álbum de blues com participações de Flora Purim e Airto Moreira

“Angola Blues”, de Nuno Mindelis, reúne canções que fizeram parte da infância do artista, nascido Cabinda e criado em Huambo e Luanda

Angola Blues

Não é comum ouvir um “disco de blues” feito por um artista angolano. Porém, Angola Blues é um desses álbuns e é uma experiência mais que prazerosa. Podemos até discutir se “Angola Blues” é um “genuíno disco de blues”, mas a guitarra que permeia todo o disco é, sem dúvidas.

— Ela (a guitarra) está até mais afiada nesse trabalho. A música africana é a ancestralidade do Blues e de todos os seus derivados — explica Mindelis.

Angola, um país de blues tropical

O álbum tem como tema as canções que fizeram parte da infância do guitarrista, nascido Cabinda e criado em Huambo e Luanda, de onde saiu aos 17 anos.

Cantado em português e Kimbundu (um dos dialetos angolanos), “Angola Blues” é uma mistura cheia de ritmo. Há até mesmo uma ótima versão de “País Tropical” (sem fusca, violão ou time de futebol), que fecha o disco em grande estilo.

— Os meus heróis musicais incluíam os artistas angolanos que tocavam nas rádios naquela época, quando eu ainda engatinhava em violõezinhos de lata de azeite que eu mesmo fazia, com fio de pesca usado como cordas — conta Nuno.

 

Acompanhado por Dhieego Andrade (bateria), Marcos Klis (baixo), Alex Bessa (teclados) e Ilker Ezaki (percussão) e Jessica Areias (voz), Nuno Mindelis (guitarra e voz) passeia por deliciosas canções que vão muito além das participações de Flora Purim e Airto Moreira.

Angola Blues

Pérolas africanas

O que mais chama a atenção são as canções resgatadas do continente africano como Mudiakime, Muxima e Birim Birim. Não que as demais faixas não sejam de ótimo nível, mas são essas pérolas africanas que trazem ao ouvinte brasileiro um quê de tradição e novidade que não é fácil de encontrar.

A mistura de ritmos africanos, brasileiros e do blues é muito bem feita. A receita não é comum, mas o sabor é ótimo.

Vale muito ouvir!!

Cotação: *** ½

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *