Vinhos brasileiros podem ser melhores para a saúde que os estrangeiros

Rótulos da Serra Gaúcha têm até mais de três vezes mais resveratrol do que os cultivados em outros países do nosso continente ou na Europa, ajudando a saúde dos consumidores

Saúde

Há algumas verdades (e mitos) sobre o consumo do vinho. Uma delas é que o vinho faz bem para a saúde. Se diz isso por conta da presença do resveratrol, uma substância encontrada nas cascas das uvas e que tem poder antioxidante. Ele ajuda na prevenção de algumas doenças como câncer e diabetes, além de fazer bem para o coração (e a alma).

Uma avaliação realizada em 2019 constatou que a presença do resveratrol em alguns vinhos produzidos na Serra Gaúcha pode ser até mais de três vezes maior do que os encontrados em rótulos europeus ou de outros países da América do Sul.

Preço, sabor e saúde

Com a alta do dólar e o consequente aumento no preço dos vinhos importados, essa pode ser uma ótima notícia para os produtores brasileiros. Se os nossos espumantes já alcançaram um ótimo nível de qualidade e preço, sendo respeitados em todo o mundo, o mesmo ainda não se pode dizer sobre a maioria dos nossos vinhos.

Divvino

Apesar de alguns rótulos terem um padrão de qualidade muito bom, ainda temos problemas na variação das safras e nos preços praticados. Vários dos nossos melhores vinhos são tão ou mais caros que os bons vinhos importados, que pagam pesados impostos e sofrem com as variações do câmbio.

Como o consumo de vinho vem aumentando cada ano, fica a esperança de que a qualidade acompanhe um necessário crescimento na produção nacional, fazendo com que os preços se tornem mais acessíveis.

Razões desconhecidas

Saúde

A pesquisa não conseguiu encontrar a razão (ou razões) para a maior concentração de resveratrol nos vinhos da Serra Gaúcha, mas isso realmente importa pouco para os consumidores. Tenho certeza que a grande maioria deles tem seu foco no sabor e no preço, e não na saúde.

Os vinhos nacionais estão muito melhores do que estavam uma ou duas décadas atrás, mas, na média, ainda há um longo caminho para ser percorrido. Se temos vinícolas produzindo rótulos que podem agradar quando servidos em qualquer lugar do mundo, ainda temos alguns com bastante espaço para evoluir. Além disso, temos que fazer os preços baixarem.

Veja o nosso especial sobre adegas climatizadas e encontre a perfeita para você

Os vinho testados

Para chegar aos resultados, foram feitos testes nos seguintes vinhos (com os níveis de resveratrol colocados ao lado dos seus nomes).

 

Os importados

Cosecha Reservado 2018 (0,77 mg/L)
Etchart Malbec 2017 (2,15 mg/L)
Periquita 2016 (1,17 mg/L)
Corvo Roso 2016 (0,92 mg/L)
Latitud 33 2017 (0,72 mg/L)
Casa Silva Cabernet Sauvigon/Carmenèré 2017 (1,17 mg/L)
Casillero del Diablo 2017 (0,54 mg/L)
Reservado Concha Y Toro 2018 (0,89 mg/L)
Santa Carolina Reservado 2017 (0,57 mg/L)
Cartucha 2016 (0,74 mg/L)
Baron D’Arignac (0,89 mg/L)
Santa Helena Reservado 2017 (0,89 mg/L)

Os nacionais

Arbo Merlot sem safra (3,52 mg/L)
Arbo Cabernet Sauvignon sem safra (3,63 mg/L)
Casa Perini Cabernet Sauvignon 2017 (3,01 mg/L)
Casa Perini Merlot 2017 (3,15 mg/L)
Fração Única Cabernet Sauvignon 2015 (4,57 mg/L)
Fração Única Merlot 2015 (3,18 mg/L).

RESERVE SUA VIAGEM USANDO NOSSOS LINKS PARCEIROS E AJUDE O BLOG

(Onde dormir) O Blog do Feroli é parceiro do Clube Hurb! Reserve aqui neste link sua hospedagem para qualquer lugar do mundo, de maneira rápida e segura. Inclusive, há opção de cancelamento gratuito, sem pagamento antecipado, bem como parcelamento em até 12x e em até dois cartões de crédito!

(Onde alugar carro) Precisa alugar um carro? Na Alamo Car Rental você consegue parcelamentos em até 12x sem juros no cartão.

(Onde comprar ingressos) Garanta sua entrada antecipada nas atrações e evite filas! Blog do Feroli agora é parceiro do Viator, agência que oferece ingressos para as atrações, tours, passeios de bike, barcos e muitas outras opções!

(Seguro viagem) Já contratou o seguro de viagem? Antes de mais nada, faça uma contratação! O Seguros Promo parcela em até 12x no cartão. 

(Problemas após a viagem) Teve problemas com o voo ou com perda de bagagens? Entre em contato com a Resolvvi. Ela avalia o seu caso e toma as providências para que você seja ressarcido.

(Chip para celular) Saia do Brasil já com o seu chip com internet ilimitada de verdade! Com nosso parceiro Travel Mobile, você programa o chip do jeito que você precisa! E ainda ganha US$ 5 de crédito na primeira compra para os leitores do Blog do Feroli!

Ao reservar com um parceiro dos nossos links, recebemos uma pequena comissão. E você não paga nada a mais por isso. Mas ajuda o blog a se manter sempre atualizado com novas dicas de viagem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *