Consumo de abacates no Reino Unido está causando uma seca grave no Chile

Li essa notícia outro dia e resolvi conferir. Para minha surpresa, é verdade.

O mundo globalizado tem alguns efeitos estranhos em vários aspectos das nações que fazem parte dele. O espirro de um executivo de uma grande empresa no Japão ou na Coreia do Sul pode causar a queda na Bolsa de Valores no Brasil, assim como uma geada na Argentina pode movimentar o preço de algum produto agrícola na China. Porém, saber que o consumo de abacates no Reino Unido está causando uma seca no Chile, é demais. Resolvi pesquisar para ver se era realmente verdade, e é.

A razão para efeito tão bizarro é um mix de estranhezas. Eu, pelo menos, quando penso no Chile lembro de vinhos, azeitonas, King Crab e neve, jamais de abacates. O mesmo acontece com a informação de que os ingleses são tarados pela fruta. Portanto, descobrir que a província de Petorca, localizada na região de Valparaíso, é uma das maiores produtoras de abacate do mundo e que os moradores da região dizem que foram instalados poços e tubulações ilegais para irrigar os abacateiros, diminuindo os níveis dos lençóis d’água e secando os rios locais.

A denúncia foi feita pelo respeitadíssimo jornal britânico The Guardian, o que só reforça a sensação de que a coisa é mesmo séria. Segundo o jornal, o consumo de abacate no Reino Unido aumentou em 27% no último ano e o Chile exportou mais de 17 mil toneladas de abacates para os súditos da rainha.

O que isso significa? Que não podemos ligar abacate somente ao México e que se você for comer uma pizza com pimentões pode estar causando um desastre natural em Bangladesh.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *