Dez Benefícios da Pimenta

Pimenta XSou apaixonado por pimenta. Existem as aromáticas, as fortes e as que são praticamente tóxicas. Elas servem para temperar, realçar sabores e até mesmo mascarar erros culinários. Há muitos mitos sobre a pimenta: alguns dizem que faz mal para o fígado, outros que é uma muleta para receitas não tão boas (discordo). Porém, o importante é saber que ela faz bem.

1 – Potencial efeito antioxidante – Os antioxidantes atuam na prevenção de doenças crônicas como cardíacas, diabetes, câncer, além do envelhecimento precoce.

2 – Prevenção de doenças crônicas – Por se rica em potenciais antioxidantes, o consumo de pimenta pode atuar na prevenção de doenças crônicas, como o diabetes e o câncer. Contribui também como desintoxicante do sangue, ativa o sistema imunológico e é considerada um alimento funcional.

3 – Nutre o organismo – O valor nutricional da pimenta é relevante, possuindo vitamina A (carotenoides), C e E, vitaminas do complexo B (tiamina, niacina, riboflavina), além de minerais como potássio e cálcio.

Pimenta XII4 – Efeito termogênico (acelera o metabolismo) – Sua ingestão eleva a temperatura do organismo, o que pode aumentar o gasto calórico.

5 – Ação anti-inflamatória – Estudos apontam que a capsaicina apresenta propriedades anti-inflamatórias. A recomendação é o consumo de até 30 mg/dia de capsaicina para que se obtenha algum efeito terapêutico. O que equivale a seis unidades da pimenta dedo-de-moça ou ½ pimenta malagueta.

6 – Promove o controle do colesterol/saúde cardíaca – O consumo de pimenta pode ajudar a manter a pressão arterial em níveis normais, como também manter os níveis de LDL colesterol e triglicerídeos sob controle.

7 – Proteção contra o câncer – Os fitoquímicos presentes na pimenta são considerados quimiopreventivos. A capsaicina possui propriedades antimutagênicas e anticarcinogênicas.

Pimenta XI8 – Atua na prevenção do diabetes – Constatou-se em estudos que a capsaicina causa redução no nível de glicose sanguínea aumentando o nível de insulina.

9 – Atua no sistema circulatório – Por conter vitaminas A, C, do complexo B, potássio e cálcio, a pimenta pode ser benéfica não somente à saúde do coração, como também ao sistema circulatório.

10 – Combate a depressão, melhora o humor e promove alívio da dor – Sua habilidade de aumentar o fluxo sanguíneo periférico pode ser útil em casos de enxaqueca e depressão. Além disso, atua no sistema imunológico, fortalecendo o corpo contra invasores infecciosos.

Fonte: Café Sem Pó

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *