Apple registra patente de um “mapa interativo”

Mapa interativoO aplicativo de mapas da Apple sempre foi muito criticado nos últimos anos por causa de seus bugs e caminhos não existentes. Mas, uma nova patente registrada pela empresa espera melhorar a reputação do aplicativo.

Um pedido de patente foi publicado no Escritório de Patentes e Marcas Registradas dos Estados Unidos pela Apple chamado de “Mapa Interativo”. A patente descreve um mapa eletrônico que exibe camadas com diferentes informações e destaca melhor locais para serem visitados de acordo com a localização do usuário.

“Um recurso interativo permite que um usuário possa ajustar o conteúdo de um mapa eletrônico. Diferentes modos podem ser escolhidos para enfatizar recursos relevantes de interesse particular”, diz a patente publicada em parte no CNET. “Quando uma pesquisa é realizada, os modos atuam como filtros para os resultados obtidos”.

Ou seja, o usuário poderá escolher que tipos de informações irão aparecer no mapa, selecionando determinadas categorias. Essas camadas de informações viriam de serviços de mapeamento e de outros sites na Internet.

O usuário poderá optar para exibir, por exemplo, rodovias, parques, lojas, aeroportos, clima e outros itens, separadamente ou todos juntos em uma imagem composta. Além disso, o usuário poderá personalizar e ajustar como as informações irão aparecer, por exemplo, mostrando todas as estradas em uma única camada, ou apenas mantendo as principais rodovias em uma camada superior e as ruas laterais em uma camada inferior.

O aplicativo também utilizaria melhor os recursos da touch-screen presentes nos aparelhos da Apple. Ao tocar em uma cidade, o app irá mostrar detalhes como a demografia, hotéis e horários de voos, por exemplo. Ao tocar em uma estrada, o mapa poderá mostrar postos de gasolina, hotéis e restaurantes ao longo do caminho.

Se o usuário tocar em dois pontos diferentes do mapa, o aplicativo calculará a distância entre eles e irá sugerir algumas rotas. “Aplicações geoespaciais podem ser integradas com o mapa para fornecer informações relativas à área mostrada e para refinar os resultados de pesquisa para ela”, diz a patente.

Camadas e outros recursos já estão disponíveis em vários aplicativos de navegação e sites. Mas o conceito da Apple deve dar um passo à frente em relação ao mapeamento interativo. Agora só resta esperar quando a Apple irá implementar essas novas funções ao seu aplicativo de mapas.

Fonte: Canal Tech

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *