Globo volta a postar links no Facebook

Não dá para saber se a decisão de proibir os links nas redes sociais saiu da cabeça de um veterano que interpretou que essa seria uma boa medida após ouvir ou ler as ideias de algum novo guru da internet, de algum novato que vislumbrou novas maneiras de alavancar a audiência da empresa ou de um nerd que se baseou em alguma pesquisa feita com as pessoas que não interessam realmente. O importante é que depois de OITO meses, viram que a medida em nada ajudava o tráfego ou a reputação da organização. Claro que a resposta foi lenta, mas… qual o prazo e o peso de se admitir um erro em uma nave desse tamanho?

logo-rede-globoA virada do ano marcou o início da mudança de uma polêmica estratégia adotada pelas Organizações Globo. Desde abril do ano passado, o grupo de mídia proibiu a postagem de links de conteúdo de todos os seus veículos no Facebook. A medida – que contemplou a TV, o portal G1, as revistas da Editora Globo e os demais canais de comunicação do Globo – gerou bastante críticas e debates acerca do papel do uso das redes sociais por veículos e vinha sendo seguida rigorosamente até os últimos dias de 2013.

Desde o último dia 30, porém, o jornal O Globo voltou a publicar links em chamadas para suas matérias nos posts de sua fanpage no Facebook. O mesmo acontece nas páginas das revistas da Editora Globo, como Época e AutoEsporte.

facebookA reportagem apurou que funcionários desses veículos receberam um comunicado interno, com novas regras para a utilização do Facebook. No texto, as Organizações Globo autorizam a publicação de links de suas notícias, desde que as chamadas sejam curtas. Não é permitido, no entanto, promover as publicações fazendo uso das ferramentas pagas oferecidas pelo Facebook.

Por enquanto, a fanpage do G1 e da Rede Globo ainda não estão postando links em suas notícias. De acordo com a assessoria de imprensa da Editora Globo, ainda não há um posicionamento oficial que explique a nova estratégia e cada veículo das Organizações está adotando as medidas determinadas. A empresa, no entanto, deve se pronunciar nos próximos dias sobre seu novo padrão de trabalho nas redes sociais.

Fonte: Meio & Mensagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *