Cuidado com os batedores de carteira nas viagens ao exterior

A violência, na maioria dos países da Europa e nos EUA, é menor que no Brasil, mas sempre há ‘perigos escondidos’ para o viajante. Cuidado com os batedores de carteira

Batedores de carteira

Já falamos várias vezes sobre os cuidados que devemos tomar quando viajamos, principalmente para o exterior. As diferenças culturais, as barreiras linguísticas e a atitude mais relaxada dos turistas incentivam alguns criminosos, principalmente os batedores de carteira (pickpockets).

Paris, uma das cidades mais visitadas do mundo, é alvo de verdadeiras quadrilhas de batedores de carteira que atuam no metrô e no entorno de pontos turísticos, como a Torre Eiffel.

O assunto é tão sério que até especiais de TV sobre os batedores de carteira do metrô de Paris já foram produzidos. Até mesmo avisos sonoros avisando da atuação desses criminosos podem ser ouvidos nas estações e dentro dos vagões, mas, claro, sempre em francês, o que pode não ser tão efetivo para quem não domina o idioma.

Viaje para Paris com um pacote do Clube Hurb

Cuidado com grupos de meninas

Normalmente os batedores de carteira agem em grupo, principalmente compostos por menores de idade do sexo feminino. Algumas delas distraem os turistas enquanto outras roubam celulares e carteiras sem que a pessoa note.

Mas não ache que é fácil reconhecer essas criminosas. Geralmente elas são adolescentes bem vestidas e que se fazem passar por turistas ou pedem ajuda para alguma causa relacionada ao meio ambiente ou pedem a sua assinatura em algum manifesto.

A única coisa boa (se é que existe algo de bom em ser roubado) é que não há o uso de violência e esses grupos se dispersam ao primeiro sinal de que a vítima vai reagir ou chamar a polícia.

Certa vez, ao fazer um piquenique nos jardins próximos da Torre Eiffel um grupo dessas meninas chegou e tentou um golpe. O “método de ataque” é cercar os turistas (éramos um casal) e pedir uma assinatura ou (no caso) um gole de vinho.

Rapidamente começamos (em inglês e em francês) a chamar a Polícia. O resultado? Elas foram embora em ritmo acelerado.

Leia outros posts sobre Paris

Seguro de viagem é sempre seguro

Para evitar desconfortos e problemas ainda maiores, é muito recomendável escolher bem o seguro viagem que vai fazer para a sua viagem. Lembrando que o seguro é obrigatório para a entrada em muitos países e sua ausência pode significar o fim da viagem, antes mesmo do seu início.

Veja qual o melhor para a sua viagem e utilize o cupom BLOGDOFEROLI5 (ou clique no banner abaixo) para ganhar um desconto especial da Seguros Promo para os leitores do Blog do Feroli.

[seguros_promo_shortcode ideal_para=”1″ ideal_para_lbl=”Europa” tags=”Paris,Londres,Europa,França,Inglaterra” theme=”card-large” coupon=”BLOGDOFEROLI5″ show_logo=”true”/]

Seguros Promo

Dicas de segurança

Para evitar ser vítima de um desses grupos e acabar ficando sem documentos, cartões de crédito e outros pertences, há alguns cuidados que podem ser tomados.

  1. Evite usar bolsas grandes ou mochilas nas costas. Elas atrapalham os demais usuários e são alvos fáceis para os batedores de carteira. Coloque sempre as mochilas na sua frente;

  2. Carregue a sua carteira e os documentos nos bolsos da frente e nunca coloque todos os documentos, dinheiro e cartões no mesmo bolso. Isso dificulta perder tudo de uma só vez;

  3. Evite conversar com grupos de estranhos. Infelizmente, deixar de ajudar um suposto turista pode evitar problemas;

  4. Evite mexer em dinheiro ou mostrar objetos de valor quando estiver no metrô ou perto de pontos turísticos;

  5. Fique muito atento se estiver em locais de grande concentração de pessoas ou em estações muito movimentadas como as que vão para a Torre Eiffel, o Arco do Triunfo ou o Museu do Louvre.

BannerROTEIROS-5-blogdoferoli
Aproveite esta e muitas outras dicas de viagem com os nossos roteiros personalizados. Entre em contato e encomende o seu — basta clicar no banner!

Passeios guiados

Uma outra maneira de evitar problemas é optar por passeios guiados e em grupo. Pode parecer que eles são um pouco mais engessados que fazer tudo por conta própria, mas esses passeios são mais seguros e muito recomendados, principalmente para quem não conhece o destino visitado.

Claro que você pode ser vítima de um batedor de carteira em qualquer circunstância, mas eles não costumam atacar esses grupos guiados.

 

Cuidados em Londres

Os batedores de carteira são um problema sério em Paris, mas eles existem em toda a Europa. Em Londres, outra cidade muito visitada pelos brasileiros, há avisos nas paredes em várias estações alertando para a atuação desses criminosos.

Assim como em Paris, os londrinos também utilizam avisos sonoros para avisar aos seus usuários para tomarem cuidado, principalmente nas estações mais antigas e naquelas onde é preciso utilizar um elevador para chegar até a superfície.

Conheça nossa página sobre Londres na Viator

Portanto, abra o olho. As chances de ser assaltado em Londres ou Paris ainda são poucas e a de ver uma arma (com a polícia ou com bandidos) é quase nula. Mas, não custa nada evitar problemas, certo?

Batedores de carteira

RESERVE SUA VIAGEM USANDO NOSSOS LINKS PARCEIROS E AJUDE O BLOG

(Onde dormir) O Blog do Feroli é parceiro do Clube Hurb! Reserve aqui neste link sua hospedagem para qualquer lugar do mundo, de maneira rápida e segura. Inclusive, há opção de cancelamento gratuito, sem pagamento antecipado, bem como parcelamento em até 12x e em até dois cartões de crédito!

(Onde alugar carro) Precisa alugar um carro? Na Alamo Car Rental e na Avis Car Rental você consegue parcelamentos em até 12x sem juros no cartão ou 5% de desconto para pagamento no boleto.

(Onde comprar ingressos) Garanta sua entrada antecipada nas atrações e evite filas! Blog do Feroli agora é parceiro do Viator, agência que oferece ingressos para as atrações, tours, passeios de bike, barcos e muitas outras opções!

(Seguro viagem) Já contratou o seguro de viagem? Antes de mais nada, faça uma contratação! O Seguros Promo parcela em até 12x no cartão. E com o April Seguros você ganha 10% de desconto na cotação ao usar o código SEGURO10OFF.

(Problemas após a viagem) Teve problemas com o voo ou com perda de bagagens? Entre em contato com a Resolvvi. Ela avalia o seu caso e toma as providências para que você seja ressarcido.

(Chip para celular) Saia do Brasil já com o seu chip com internet ilimitada de verdade! Com nosso parceiro Travel Mobile, você programa o chip do jeito que você precisa! E ainda ganha US$ 5 de crédito na primeira compra para os leitores do Blog do Feroli!

Ao reservar com um parceiro dos nossos links, recebemos uma pequena comissão. E você não paga nada a mais por isso. Mas ajuda o blog a se manter sempre atualizado com novas dicas de viagem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *