Spotify: usuários de versão gratuita podem pular anúncios

A notícia é ótima, mas, por enquanto, só vale para os assinantes australianos

O título pode até ser mais atraente que a notícia em si, mas está longe de ser uma fake news. O Spotify, provavelmente a melhor plataforma de streaming de música da atualidade, vai permitir que os usuários da Austrália pulem anúncios de áudio e vídeo quando quiserem, quantas vezes quiserem.

A ameaça Pandora

A iniciativa é um movimento do Spotify para não permitir o crescimento do Pandora — uma outra plataforma de streaming que parece preocupar mais que a Apple Music ou o Deezer.

Para os brasileiros, o Pandora pode ser um pouco desconhecido, mas sua biblioteca musical é quase tão grande quanto a do concorrente e seu preço para a versão premium é (lá fora) mais barata. Uma baita vantagem.

Só as propagandas que gostamos

A ideia é fazer com que o usuário possa pular as propagandas e informar quais delas realmente gosta, permitindo que a plataforma escolha anúncios mais interessantes para o ouvinte. Hoje, só quem é usuário premium pode ouvir música sem anúncios.

Essa pode ser considerada uma decisão corajosa, já que o Spotify só vai receber pelos anúncios ouvidos e não pelos pulados. Ou seja, a empresa acredita na sua força para fazer com que os usuários não deixem a sua receita cair.

Novos recursos

O Spotify aposta na criação de novos recursos para atrair novos usuários e fidelizar os que já usam o serviço. Um dos serviços que mais deram certo estão as playlists customizadas, como a Discover Weekly (Descobertas da Semana), que mostra as novidades da plataforma de acordo com o gosto pessoal do usuário.

Pandora na frente

Apesar do enorme número de usuários ativos — 180 milhões — e de uma receita monstro — US$ 158 milhões, no último trimestre — o Pandora aparece bem à frente no que diz respeito ao tempo que os usuários passam ouvindo a versão free (com anúncios). Segundo o último levantamento, quem ouve o Pandora fica duas vezes mais tempo na plataforma que os que usam o Spotify.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *