Lazer deixa de ser prioridade para os brasileiros

Gasto com diversão, que já esteve em 4° lugar na conta dos brasileiros, sequer figura no ranking dos dez maiores gastos de 2017

A crise econômica faz várias vítimas, entre elas a cultura e o lazer, alguns dos itens afetados logo na primeira fase do corte de gastos de quem teve sua renda reduzida.

Pesquisa sobre os gastos do brasileiro mostram que, em 2017, transportes, alimentação dentro do lar, habitação, serviços públicos, higiene pessoal, saúde, artigos de limpeza, bebidas dentro do lar, comunicação e educação foram as prioridades.

Menos viagens

O lazer, que já esteve no top 5, ficou em uma posição modesta no ano de 2016, principalmente por conta da diminuição das viagens (tanto nacionais, quanto internacionais).

A alta do dólar, no caso dos destinos internacionais, e os preços exorbitantes das passagens aéreas nacionais, além dos custos altíssimos de hospedagens no Brasil, desestimularam os brasileiros no quesito turismo.

Economia no supermercado e no bar

A pesquisa também mostra que o brasileiro está mais esperto na hora de fazer as compras de supermercado. Além da troca das marcas famosas por outras menos conhecidas e mais baratas, os consumidores estão optando por embalagens mais econômicas (maiores).

Os gastos com alimentação e bebidas fora de casa também despencaram. Ao invés de almoços ou jantares, as pessoas estão preferindo sanduíches e salgados.

Aquele chopinho com os amigos está cada vez mais raro.

Aviso

As eleições estão chegando e precisamos votar em pessoas e ideias que possam fazer o nosso país sair dessa situação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *