4G no Brasil: boa velocidade, mas a cobertura ainda é sofrível

Eu quase nunca consigo conectar em boa velocidade.

A OpenSignal publicou os resultados do estudo The State of LTE (que compara o 4G de diferentes países) correspondentes ao terceiro trimestre de 2015. Neles podemos observar que o Brasil, apesar de ter uma posição razoável entre os 68 países analisados ainda tem uma cobertura bastante deficitária.

Com uma velocidade média de 16 Mpbs, o Brasil aparece na frente de países como o Reino Unido, Japão e Alemanha. Mostrando os resultados das operadoras, podemos ver que a liderança é da Claro, com 20 Mpbs, seguida da Vivo (18 Mpbs), Oi (14 Mpbs), Tim (10 Mpbs) e a Nextel, na lanterna, com apenas 3 Mpbs.

4G-no-Brasil-boa-velocidade-mas-cobertura-ainda-sofrivel-graf

Pode-se argumentar que os números podem iludir um pouco, já que só agora as fabricantes estão começando a levar a tecnologia 4G para aparelhos mais baratos. Assim, a rede ainda não se popularizou, de modo que não há muito congestionamento na rede LTE, o que proporciona velocidades maiores. Será interessante observar se os números positivos se mantém dentro de um ou dois anos.

Já quando o assunto é cobertura, o Brasil não está indo tão bem assim, se encontrando próximo do fim da lista. Os dispositivos com 4G aqui no país têm acesso à rede apenas 50% do tempo, em média. A Claro e a Vivo estão na liderança, quando comparamos as operadoras, com 51% cada, seguidas pela Tim e pela Nextel, com 50%. Já a Oi tem apenas 42%.

Deve-se observar também o critério utilizado pela OpenSignal. A empresa se baseia em seu aplicativo, instalado voluntariamente por usuários, para medir a qualidade da internet móvel. Portanto, o relatório apresenta algumas distorções, já que ele não leva em consideração a quantidade de localidades cobertas com o 4G, apenas quanto tempo usuários de celulares com capacidade LTE conseguem ficar conectados a uma rede móvel da quarta geração.

4G-no-Brasil-boa-velocidade-mas-cobertura-ainda-sofrivel-graf-2

Fonte: Olhar Digital

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *