Homens com barba são menos atraentes

Esse estudo não é inglês – portanto, não muito confiável -, mas, atendendo a pedidos, faço o registro dele aqui no F(r)ases da Vida.

Em estudo publicado no Journal of Behavioral Ecology, os pesquisadores Barnaby J Dixson, da Universidade de Wellington, na Nova Zelândia, e Paul L Vasey, da Universidade de Lethbridge, no Canadá, afirmam que homens com barba parecem mais velhos, com status social maior e mais agressivos em comparação com os mesmos homens sem barba. E no quesito sensualidade, eles saem perdendo.

A pesquisa foi feita da seguinte maneira: 19 homens foram fotografados barbudos e após se barbearem. Também foi pedido que eles posassem com uma expressão agressiva nas duas versões, com e sem barba. As fotos do antes e depois foram mostradas para mais de 200 mulheres, que tinham que escolher qual versão era mais atraente.

As mulheres que participaram da pesquisa julgaram as versões barbeadas dos homens mais atraentes do que as versões barbudas. Os homens com barbas pareciam mais velhos e com maior status social do que os homens com o rosto lisinho.

Além disso, quando mostraram as fotos com expressão irritada, a versão barbuda foi eleita mais agressiva que a versão barbeada, demonstrando que a simples existência dos pelos no rosto confere agressividade aos homens.

A hipótese dos pesquisadores é que a evolução e permanência da barba nos homens ao longo do tempo faz referência não à preferência feminina – como defendia Charles Darwin – mas sim ao fato dos homens barbados intimidarem seus colegas de rosto lisinho.

A pesquisa foi feita com mulheres da Nova Zelândia e Samoa. Para podermos tirar nossas próprias conclusões, comparamos duas versões do ator Gabriel Braga Nunes: a primeira com o rosto barbeado, e a outra com uma barba vasta. Clique e arraste para comparar e vote na enquete. Você prefere homens com barba ou sem barba?

Fonte: IG

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *