Livro conta a história de amor entre Jimmy Page e o Brasil

Guitarrista do Led Zeppelin já morou na Bahia e é Cidadão Honorário do Rio de Janeiro, sabia? Essas e outras histórias estão em “Jimmy Page no Brasil”

Clique para ver a página ampliada

Será que alguém que gosta de rock não conhece Jimmy Page? Será que existe alguém no mundo que não conheça Jimmy Page?

Bem, acho difícil acreditar nessa possibilidade, mas acredito que muitos não saibam das fortes conexões do guitarrista do Led Zeppelin com o nosso Brasil.

— Tenho ótimas lembranças do Rio. Visitei a cidade nos anos 1970 e voltei diversas vezes. Toquei no Hollywood Rock com Robert Plant e posso dizer que a plateia do Rio é a melhor do mundo. O sonho de todo músico é tocar no Rio — declarou uma vez em entrevista ao jornal O Globo.

Para falar dessa “história de amor” que acabou fazendo com que Page, entre outras coisas, morasse na Bahia e inaugurasse um espaço para abrigar jovens sem lar no na capital fluminense – o que lhe rendeu o título de Cidadão Honorário do Rio de Janeiro, o jornalista e músico Leandro Souto Maior está lançando “Jimmy Page no Brasil” (Garota FM Books).

Financiamento coletivo e grandes entrevistas

O livro, que está em campanha de financiamento coletivo (clique neste link) é editado em português e inglês, é recheado de entrevistas com grandes nomes que conviveram com Page em suas aventuras tupiniquins.

Para o projeto, Souto maior entrevistou nomes como: Aninha Capaldi, Armandinho Macedo, Canisso (Raimundos), Carlos Albuquerque (Calbuque), Carlos Coelho (Biquini Cavadão), Charles Gavin, Daniela Mercury, Ed Motta, Fabio Massari, Fernando Magalhães (Barão Vermelho), Fernando Nunes (Cássia Eller), George Israel, Gilberto Gil, Herbert Vianna, Ivo Meirelles, Liminha, Luiz Henrique Romanholli, Mauricio Valladares, Nando Reis, Paulo Ricardo (RPM), Pepeu Gomes, Roberto Frejat, Tony Bellotto (Titãs) e Zé da Gaita, só para citar alguns.

“Jimmy Page no Brasil” é um livro diferente. Ele não tem a intenção de ser mais uma biografia do líder do Led Zeppelin, mas um “relato histórico” sobre as histórias de Page no Brasil.

— A relação do guitarrista com o Brasil é antiga e pra lá de intensa. Essa história é pouco contada nas biografias e livros sobre Led Zeppelin lançados mundialmente. Pouquíssimas linhas são dedicadas ao assunto. Jimmy Page no Brasil, portanto, vai completar uma lacuna importante na história do Jimmy Page — afirma o autor.

Clique para ver a página ampliada

Capricho gráfico

Outro destaque do projeto é o capricho gráfico. O livrio tem projeto gráfico de Tomás Paoni, papel de ótima qualidade e utiliza ótimas fotos — a imagem da capa é de Marcos Hermes, um dos maiores fotógrafos brasileiros do mercado da música.

Portanto, se quiser participar do projeto, ter seu nome impresso no livro e receber a sua cópia, siga o link do financiamento coletivo e faça com que “Jimmy Page no Brasil” chegue logo nas prateleiras das livrarias brasileiras.

Quem é Leandro Souto Maior (o autor)?

Leandro Souto Maior é músico e jornalista. Trabalhou nas rádios BandNews, Fluminense FM e Cidade, e nos jornais cariocas Jornal do Brasil e O Dia. Em 2014, lançou o livro Heróis da guitarra brasileira (Ed. Irmãos Vitale) com o também jornalista Ricardo Schott. Além de escrever e tocar – é guitarrista nas bandas Fuzzcas e Os Trutas – é sócio e curador da Casa Beatles, um bar-museu beatlemaníaco em Visconde de Mauá (RJ).

Uma versão deste texto foi publicada na Revista Ambrosia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *