Saiba quais são as 15 melhores cidades da Europa para visitar

A revista Travel+Leisure organizou um ranking com as melhores cidades da Europa para o viajante. Há apostas certeiras e algumas surpresas

 


Como sempre dizemos, listas são sempre polêmicas. E, quando o assunto é o melhor lugar para visitar, a coisa piora muito.

Já mostramos uma lista com as melhores cidades dos Estados Unidos e agora reproduzimos a lista da revista americana Travel+Leisure com as 15 melhores cidades da Europa para se visitar.

Surpresas na lista

ranking com as melhores cidades da Europa
Londres ficou de fora da lista

As cidades da lista foram escolhidas pelos leitores da revista, avaliando aspectos como receptividade aos turistas, gastronomia, cultura, a quantidade e qualidade dos pontos turísticos e até mesmo o custo para compras.

Portanto, era lógico que Paris, Roma, Barcelona e Veneza, estariam nesse ranking das melhores cidades da Europa. O que não esperávamos era ver Paris em um modesto 12? lugar e — muito mais surpreendente — foi ver que Londres não entrou na lista.

Das 15 escolhidas pelos leitores da Travel+Leisure, o Blog do Feroli conhece bem 10 delas e concorda com quase todas as escolhas, principalmente com 4 das 5 italianas selecionadas.

Entre as italianas estão as sempre presentes Roma e Veneza, além da super simpática e apaixonante Siena e daquela que é uma cidade perfeita para morar, Florença. Talvez, a única zebra seja mesmo Ravena, que entrou na rabeira dessa seleta lista.

As cidades da Europa escolhidas

Seria muita pretensão o Blog do Feroli fazer uma lista dessa envergadura, mas vamos fazer alguns comentários sobre as nossas cidades preferidas.

Importante ter em mente que a votação para essa escolha foi fechada em março. Ou seja, antes da pandemia realmente tornar 2020 um ano muito estranho.

Foram dadas notas de 0 até 100.

1 – Florença – Itália
Nota: 89,21

Ponte Vecchio - Florença - ranking com as melhores cidades da Europa

Uma das três cidades preferidas do Blog do Feroli (e aquela que consideramos perfeita para morar), Florença é de tirar o fôlego em praticamente todos os aspectos. Para competir com ela (na nossa opinião) só Paris (que ficou em 12?) e Londres (que nem entrou nesse ranking).

A cidade, capital da Toscana, é perfeita em quase todos os quesitos. As pessoas são muito simpáticas e receptivas (quase cariocas), o transporte é eficiente, as galerias de arte e museus são imperdíveis (é lá que se pode encontrar o David de Michelangelo, entre outros) e algumas das igrejas mais famosas do mundo e o Duomo (ah, o Duomo) que parece tomar conta da cidade.

Passear pela Ponte Vecchio, experimentar uma bistecca alla Fiorentina e provar um dos incríveis sorvetes e pizzas vendidas na cidade são programas que não podem ser deixados de lado.

2 – Istambul – Turquia
Nota: 88,14

Um dos destinos mais procurados pelos brasileiros, Istambul, quase na Ásia, é daqueles lugares onde tudo é grandioso. Igrejas, mesquitas e kababs são os principais atrativos da cidade.

Essa seja, talvez, a maior discordância da equipe do Blog com a lista da Travel+Leisure. Achamos que ela até poderia estar na lista das melhores cidades da Europa, mas, jamais na 2ª posição.

3 – Roma – Itália
Nota: 87,90

ranking com as melhores cidades da Europa

A capital italiana, segunda cidade do país no ranking, fecha o pódio da Travel+Leisure. Roma é outra daquelas cidades onde ficar menos de três dias deveria ser considerado pecado mortal.

A Cidade Eterna é recheadas de monumentos e construções que jamais vão sair da sua memória. E nem, vamos falar das igrejas e da culinária. É covardia.

Coliseu, Circus Maximus, Fontana di Trevi, o Pantheon, a Bocca della Verità e as várias fontes espalhadas pela cidade vão “gastar” bastante do tempo da sua visita.

O trânsito bagunçado e a simpatia dos moradores vão deixar os brasileiros se sentindo em casa.

Roteiros-campanha-instagram-1
Aproveite esta e muitas outras dicas de viagem com os nossos roteiros personalizados. Entre em contato e encomende o seu — basta clicar no banner!

4 – Lisboa -Portugal
Nota: 87,34

Apesar da barreira do idioma (:p) a capital Portuguesa é sempre um destino charmoso e aconchegante (especialmente para nós, brasileiros).

Segundo a revista, Lisboa é uma cidade que serve para qualquer tipo de viagem (solo, em família ou aquela viagem romântica). Talvez a grande qualidade de Lisboa seja ter características de cidade grande, mesmo sendo de um tamanho que permita várias caminhadas.

Clique na imagem e veja as ofertas da TAP

5 – Porto – Portugal
Nota: 87,15

Com uma nota muito parecida com Lisboa, o Porto confirma Portugal como um ótimo destino turístico. Há museus, galerias e muitas construções charmosas, mas o bom mesmo é aproveitar e degustar os muitos bons vinhos produzidos na região do Douro e os únicos Vinhos do Porto, claro.

 

6 – Sevilha – Espanha
Nota: 87,00

A capital e maior cidade da Andaluzia é outra surpresa da lista (tanto pela inclusão quanto pela colocação).

A cidade tem seus encantos, mas nem mesmo a bela Plaza de España ou a catedral da cidade (onde está o túmulo de Cristóvão Colombo) justificam a nota recebida. Isso só ratifica que nem sempre brasileiros e americanos compartilham os mesmos gostos.

7 – Cracóvia – Polônia
Nota: 86,80

Cracóvia é uma das poucas cidades que o Blog ainda não visitou. Por isso, falar da cidade — que é Patrimônio Mundial da UNESCO — não seria honesto. Vamos acreditar nos leitores da Travel+Leisure.

O melhor lugar para sua viagem de trem

8 – Barcelona – Espanha
Nota: 86,25

Messi, Camp Nou? Arquitetura de tirar o fôlego, vida noturna agitada e até praias? Difícil dizer o que mais atrai em Barcelona. Difícil entender a nota menor do que a de Sevilha.

9 – Siena – Itália
Nota: 86,21

ranking com as melhores cidades da Europa

Outra cidade italiana da região da Toscana, Siena é, sem dúvidas, um achado e merecia estar até em uma colocação melhor nessa lista.

Em “tempo normais”, a Piazza del Campo — a principal praça da cidade — recebe uma corrida de cavalos que já apareceu até em um filme da franquia 007. Suas r[pequenas ruas e seus prédios listrados são realmente hipnóticas.

Aproveite e experimente um “pici burro pepe e cacio”. Pici é uma massa típica da Toscana e que é preparado com maestria em Siena. Ela é um espaguete mais grosso e delicioso (veja foto abaixo). Burro é manteiga, pepe é pimenta e cacio é queijo. Nada mais simples!

ranking com as melhores cidades da Europa

10 – Madri – Espanha
Nota: 86,02

Apesar de toda a fama, Madri sempre nos parece um pouco super valorizada. Há três grandes museus — Prado, Reina Sofia e Thyssen-Bornemisza —, boa culinária e uma vida noturna agitada (tudo isso antes da pandemia), mas há lugares mais interessantes na Europa. Os americanos foram bondosos.

11 – Granada – Espanha
Nota: 85,31

Cheia de história — foi capital dos reinos muçulmanos Zirida (século XI) e Nasrida (séculos XIII a XV) — Granada alcançou um belíssimo 11? lugar.

Vale colocar a cidade no roteiro da sua próxima viagem.

 

 

12 – Paris – França
Nota: 85,23

Inacreditável que a “Cidade Luz” tenha sido tão mal avaliada pelos leitores da Travel+Leisure.

Pode ser que o mito de que os franceses tratam mal quem não fala francês tenha influenciado na nota. Registro que todas as vezes que visitamos a cidade fomos MUITO bem tratados, até com uma gentileza incomum da encontrada na maior parte do planeta.

Como a cidade onde temos o Louvre, a Torre Eiffel, o museu D’Orsay, uma das melhores gastronomias do mundo e um clima de romance eterno, pôde ficar quase na lanterna de um ranking deste tipo vai ser um mistério eterno.

E-BOOK - PERFIL DE VIAJANTE - CAPA PNG
Faça o teste, descubra seu perfil e solicite seu roteiro

13 – Praga – República Checa
Nota: 85,05

Misturando o tradicional e o moderno, Praga aparece como um dos destinos mais apreciados pelos norte-americanos. Os destaques são os castelos e fortalezas medievais, a vida noturna e gastronomia.

ranking com as melhores cidades da Europa

14 – Veneza – Itália
Nota: 85,02

Surpreendente é como Veneza quase fica de fora da lista. A cidade é uma graça e se você não tiver medo de passear de gôndola, é praticamente perfeita.

Assim como em toda a Itália, a culinária de Veneza é muito boa. Foi lá que inventaram o drink Bellini (feito com pêssego e prosecco)i, por exemplo.

Em termos de atrações, só a Praça de São Marcos (e tudo no seu entorno) já valeria a visita.

15 – Ravena – Itália
Nota: 84,75

Para fechar a lista, mais uma cidade italiana. A cidade é bonita (fica próxima de Veneza), mas poderia (e deveria) ser substituída por alguma outra cidade europeia (LONDRES).

Até mesmo Verona (outra cidade não muito distante de Veneza) ou Pisa também poderiam estar no lugar de Ravena.

One Reply to “Saiba quais são as 15 melhores cidades da Europa para visitar”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *