Está ‘de luto’ por não poder viajar? Saiba como reagir e o que fazer

São cinco os estágios do “luto de viajante”, mas há atividades que podem reduzir o sofrimento enquanto o mundo estiver parado

 

Você pode ver os produtos da nossa vitrine especial neste link

O mundo parou. Ninguém sai de casa, muito menos viaja para uma cidade, estado ou país diferente do seu.

Essa é uma situação sobre a qual não temos controle e que acaba trazendo sentimentos de “perda” para todos os que iriam ou que gostam de viajar. É um tipo de “luto” com o qual temos que conviver.

Mas, como encarar esse momento e o que fazer para amenizá-lo? Bem, essas não são respostas fáceis, mas o Blog do Feroli vai dar algumas sugestões.

As fases do luto

Como acontece nas perdas normais (sejam elas de um relacionamento ou de uma pessoa), são cinco as fases do luto — Negação, Raiva, Barganha, Depressão e Aceitação. Mas como são essas fases do luto para os viajantes? Em qual delas você está?

Negação

Essa é a fase pela qual todos nós já devemos ter passado. Se você ainda está negando a aparição do coronavírus e os seus impactos…melhor procurar a ajuda de um profissional.

Raiva

Impossível não ficar zangado com a obrigatoriedade de mudar e adiar seus planos, muitas vezes sonhados e programados por anos. Não tem jeito, a melhor solução é adiar sua viagem e esperar para ver quando as coisas vão se normalizar.

Barganha

A Itália (por exemplo) se tornou um destino menos atraente? Negocie, até mesmo com a sua consciência, outros destinos que não eram a sua primeira opção, mas que podem ser tão interessantes e prazerosos quanto aqueles que haviam sido escolhidos.

Torre de Pisa vazia por conta do coronavírus - luto de viagem

Depressão

Mesmo os que não foram contaminados pelo novo coronavírus estarão, em algum momento, atingidos pela tristeza e depressão. Ver pessoas doentes, cidades isoladas e com todas as lojas fechadas, saber que trabalhadores irão passar por dificuldades, nada disso vai nos atingir.

Nada de teatros, cinemas, shows, restaurantes ou reuniões com amigos. Viagens e visitas, nem pensar, mas pense que tudo isso é necessário para que a situação não seja ainda pior.

Anime-se (na medida do possível).

Aceitação

É quando finalmente cai a ficha de que nossos planos não fazem a menor diferença diante da realidade. O que podemos fazer é ficar em casa, nos proteger, pesquisar e planejar o que fazer e para onde ir na nossa próxima viagem, seja ela quando for.

Vamos retomar nosso planejamento assim que possível e ajudar a indústria do turismo (empresas aéreas, hotéis, etc) a se manter viva e saudável.

O que fazer durante o ‘luto de viagem’?

As viagens estão ‘proibidas’, mas há muitas atividades que podem ser realizadas e que nos farão lembrar o quão bom é viajar. Algumas delas são ótimas até para a próxima aventura.

Vamos dar algumas sugestões para que a quarentena seja mais agradável e produtiva.



Leia livros sobre turismo e viagem

Ler é sempre uma boa ideia e ler obras que inspirem as suas próximas viagens é uma ideia ainda melhor. Guias de viagem e romances que sejam ambientados nos seus destinos preferidos devem estar entre as suas escolhas.

Aprenda um novo idioma

Já que tempo não é problema, uma boa ideia é aprender um idioma novo e que possa ajudar a não passar aperto no seu próximo destino. Cursos online são uma ótima opção. Afinal, aprender italiano, mandarim, russo, espanhol ou até mesmo o básico inglês podem fazer toda a diferença. Livros também são uma opção de aprendizado (sempre).

Filmes ambientados nos lugares que amamos e queremos conhecer

Maratonar séries é legal, mas tem uma hora que até isso fica demais (além do que as séries acabam). Então, uma opção é assistir a filmes que sejam ambientados em países e cidades que você visitou ou pretenda visitar.

Woody Allen é sempre uma boa opção (NY, Londres, Roma, etc), mas as opções são quase infinitas. Abaixo vão algumas das indicações do blog.

  • Meia Noite em Paris (Woody Allen) — Paris
  • Match Point (Woody Allen) — Londres
  • Vicky Cristina Barcelona (Woody Allen) — Barcelona
  • Para Roma com Amor (Woody Allen) — Roma
  • Um Dia de Chuva em Nova York (Woody Allen) — Nova York

Outra opção são os longas de James Bond, que sempre viaja por vários países do mundo.

  • 007 Contra o Satânico Dr. No (Jamaica)
  • Com 007 Só se Vive Duas Vezes (Japão)
  • 007 Contra a Chantagem Atômica (Bahamas)
  • 007 ao Serviço de Sua Majestade (Alpes Suíços)
  • 007 Contra o Homem da Pistola de Ouro (Tailândia)
  • 007 Contra o Foguete da Morte (Brasil)
  • 007 Cassino Royale (Veneza)

Outras opções

Além das atividades que citamos acima, visitar museus (virtualmente, claro) é uma ótima opção e já foi tema de um post aqui no blog (siga este link).

Os que gostam de jogos de tabuleiro e viagem também podem se reunir virtualmente e jogar a versão online do game War. Afinal, se não podemos ir até Moscou, Nova York ou o Egito, podemos lutar por eles no jogo.

Quem não quer possuir Dudinka? O app (Android e iOS) pode ser encontrado neste link.

War online - luto de viagem

Cozinhe (ou peça) pratos que lembrem o lugar para onde iria viajar. Pode ser um estrogonofe, uma lasanha ou uma hambúrguer. Tudo vale.

E, para complementar, vários artistas em todo o mundo estão fazendo lives enquanto as apresentações estão suspensas. Tudo para amenizar o luto.

Fique de olho nos sites e redes sociais dos seus músicos preferidos e não deixe de acompanhar essas apresentações únicas.

Nova York vazia por conta do coronavírus - luto de viagem

Não deixe o seu sonho morrer

Agora é uma boa hora para pesquisar. Pesquisar preços e destinos que podem ser vantajosos (e prazerosos) para quando a pandemia passar.

O Blog do Feroli continua atento a todas as boas ofertas e promoções que são oferecidas pelos nossos parceiros e por qualquer empresa confiável do setor de turismo.

Portanto, pode entrar em contato conosco para pedir uma pesquisa de preços (sem compromisso). Nós descobrimos as melhores ofertas e enviamos os links para você, que faz a compra diretamente com as empresas.

Nós ganhamos um percentual da venda e, na maioria das vezes, você ganha algum desconto ou benefício.

BannerROTEIROS-blogdoferoli

RESERVE SUA VIAGEM USANDO NOSSOS LINKS PARCEIROS E AJUDE O BLOG

(Onde dormir) O Blog do Feroli é parceiro do Clube Hurb! Reserve aqui neste link sua hospedagem para qualquer lugar do mundo, de maneira rápida e segura. Inclusive, há opção de cancelamento gratuito, sem pagamento antecipado, bem como parcelamento em até 12x e em até dois cartões de crédito!

(Onde alugar carro) Precisa alugar um carro? Na Alamo Car Rental você consegue parcelamentos em até 12x sem juros no cartão.

(Onde comprar ingressos) Garanta sua entrada antecipada nas atrações e evite filas! Blog do Feroli é parceiro do Viator, agência que oferece ingressos para as atrações, tours, passeios de bike, barcos e muitas outras opções!

(Seguro viagem) Já contratou o seguro de viagem? Antes de mais nada, faça uma contratação! O Seguros Promo parcela em até 12x no cartão. Use o cupom BLOGDOFEROLI5 e ganhe um desconto exclusivo.

(Problemas após a viagem) Teve problemas com o voo ou com perda de bagagens? Entre em contato com a Resolvvi. Ela avalia o seu caso e toma as providências para que você seja ressarcido.

(Chip para celular) Saia do Brasil já com o seu chip com internet ilimitada de verdade! Com nosso parceiro Travel Mobile, você programa o chip do jeito que você precisa! E ainda ganha US$ 5 de crédito na primeira compra para os leitores do Blog do Feroli!

Ao reservar com um parceiro dos nossos links, recebemos uma pequena comissão. E você não paga nada a mais por isso. Mas ajuda o blog a se manter sempre atualizado com novas dicas de viagem!

One Reply to “Está ‘de luto’ por não poder viajar? Saiba como reagir e o que fazer”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *