Beatles anunciam ‘novo’ Let it Be

Filme/Documentário vai ser dirigido por Peter Jackson, o responsável pelos longas da saga Senhor dos Anéis e Hobbit

No dia 30 de janeiro de 1969, uma quinta-feira fria do inverno londrino, os Beatles fizeram sua última apresentação ao vivo, no teto do prédio do escritório da sua empresa, a Apple. Hoje, o prédio abriga uma loja de roupas para crianças, mas continua sendo um ponto turístico para os fãs da mais influente banda de rock de todos os tempos.

Pulamos para 30 de janeiro de 2019. Um comunicado na página da banda informa que um novo documentário baseado nas filmagens e gravações do que se tornaram o filme e LP Let it Be, será editado, sob a direção de Peter Jackson, o responsável pelos longas da saga Senhor dos Anéis e Hobbit. Além disso, uma versão restaurada do filme original também será lançada.

O nome do projeto e a data de lançamento não foram divulgados.

Um pouco de história

Em janeiro de 1969 os Beatles ainda estavam surfando no sucesso do Álbum Branco e do single Hey Jude. Enquanto isso, sua equipe (chefiada pelo produtor George Martin) finalizava os últimos detalhes da trilha sonora do filme Yellow Submarine.

Para manter o grupo funcionando, Paul McCartney (sempre ele) teve a ideia de filmar a banda ensaiando material novo, que seria usado em um especial de TV, cujo clímax seria uma apresentação ao vivo.

Get Back

O projeto, que tinha o título inicial de Get Back, já nasceu torto. O que deveria ser uma volta as raízes, acabou se esfarelando por conta do clima entre John, Paul George e Ringo não ser dos melhores, o estúdio de cinema escolhido como local para os ensaios e filmagens era (literalmente) frio e o horário matutino também não ajudava (os Beatles sempre preferiram gravar durante a noite).

Filme e disco controversos

O resultado foi que o projeto ficou engavetado depois de pronto e os resultados, apesar de algumas boas canções, ficou bem abaixo do que o grupo costumava apresentar ao público.

Os próprios Beatles não ficaram contentes, principalmente com a edição do filme. John achou que tinham deixado de fora muitas cenas dele e de Yoko, George discutiu com Paul, brigou (fisicamente) com John e não quis que nenhuma de suas canções fosse incluída no show do telhado. Ringo, nunca reclamou, mas sua cara em boa parte das cenas do filme não é de muita felicidade. Apenas McCartney parece animado na maioria das cenas registradas.

Já o disco, revoltou Paul, principalmente pelas orquestrações inseridas por Phil Spector em suas canções (Let it Be e The Long and Winding Road). Tanto que os Beatles lançaram uma nova versão do disco — Let it Be Naked —, em 2003.

O filme sempre foi relegado a um segundo plano, tendo sido lançado em VHS — numa versão pouco caprichada —, no início dos anos 80.

Mais de 55 horas de vídeo

Segundo Peter Jackson, são 55 horas de filmagem e 140 horas de áudio para serem vistas, ouvidas e editadas. Ele diz que o novo filme será o documento definitivo da intimidade da banda no estúdio, o que é o sonho de todo fã do grupo.

Agora, só resta esperar.

4 Replies to “Beatles anunciam ‘novo’ Let it Be”

  1. Rock e muito dificil de dizer qual foi a maior banda, mas a ida dos cantores blues a Europa ajudou e empurrou as grandes bandas inglesas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *