Não gosta de cães e gatos? Cuidado com os voos da Gol

Empresa lança serviço que permite que cães e gatos viagem na cabine do avião, até em voos internacionais

Essa é uma dica de viagem extra

Toda novidade envolvendo empresas aéreas pode ser controversa. Franquia e cobrança de bagagens, novas classes econômicas vip e facilidades para os passageiros precisam sempre de um olhar minucioso.

A última novidade é a possibilidade que a Gol dá aos donos de animais de viajarem com eles dentro das cabines dos aviões. Chamado de Pet na Cabine, o serviço pode ser um alívio para os donos dos animais e um tormento para os demais passageiros.

Assim como acontece com as crianças, animais viajando nas cabines têm um grande potencial para incomodar muita gente.

Crianças na cabine

A coisa é tão séria que uma pesquisa com passageiros dos Estados Unidos mostrou que mais da metade deles (52%, para ser exato) acham que famílias com crianças menores de 10 anos deveriam viajar em uma parte separada do avião.

Empresas como Malaysian Airlines e AirAsia já oferecem zonas livres de crianças em aos seus clientes.

A ideia não é bem vista por empresas brasileiras e norte-americanas, preocupadas com os possíveis problemas de relações-públicas, mas são um sucesso onde existem.

Pode parecer preconceito, mas quem já viajou mais de 11 horas com uma criança chorando por perto sabe que é tudo uma questão de conforto. Afinal, ter filhos é uma escolha do casal e não da coletividade.

Animais de estimação

Sendo um adorador de gatos, entendo totalmente que as pessoas prefiram viajar perto de seus bichanos do que deixá-los em um compartimento isolado.

O problema é que nem todo mundo gosta de animais e eles podem exalar odores e emitir sons nada agradáveis.

Todo o material promocional sobre o novo serviço da Gol é voltado apenas para os donos dos pets. Porém, além de não falar nada sobre quem está sentado no entorno, algumas fotos e informações divulgadas são preocupantes.

A empresa informa que o animal precisa ter no máximo 10 kg (incluindo a caixa de transporte — que não é fornecida pela empresa) e ter, no mínimo, 4 meses de vida. O bichinho vai viajar sob o assento da poltrona a sua frente.

Mas, por exemplo, e os pés da pessoa sentada na poltrona sob a qual está o bicho? E caso o animal urine ou defeque? E se alguém for alérgico a pelos de animais? Bem, nada disso é explicado.

Viagem tranquila?

Seu gato ou cachorro pode ficar pertinho de você durante todo o voo, o que vai deixar a viagem muito mais agradável e tranquila

A frase acima parece até uma provocação para boa parte dos viajantes, mas é assim que a empresa pensa.

Quem quiser saber como seu bichano pode acompanha-lo em um voo da Gol, deve ir até a página do serviço e conferir as condições (embora o preço seja diferente para cada tipo de viagem). Está tudo bem explicado lá.

SFA

Descontos? Avisos aos passageiros? Plano de contingencia? Não. Nada disso é citado no material promocional sobre esse novo serviço.


Procurada, a assessoria da Gol sugeriu que visitássemos a página do serviço — como se isso já não tivesse sido feito — e não respondeu a nenhum dos questionamentos feitos, “por conta de agenda dos porta-vozes”.

Para que porta-vozes se eles não estão disponíveis para falar?

É o famoso SFA!

Update: Conforme avisado nos comentários, quase todas as empresas oferecem esse serviço (cobrando ou não). O que não muda nada.

Outras dicas de viagem

Dicas de Viagem Parte I – Programação

Dicas de Viagem Parte II – Orçamento

Dicas de Viagem Parte III – Transportes

Dicas de Viagem IV(a): Cuidados para não ser barrado em um país estrangeiro (vistos)

Dicas de Viagem IV(b): Cuidados para não ser barrado em um país estrangeiro (seguro de viagem)

Dicas de Viagem IV(c): Minivisto para a Europa

Dicas de Viagem V: Tipos de tomadas pelo mundo

Dicas de Viagem VI: Não se aperte com comida

2 Replies to “Não gosta de cães e gatos? Cuidado com os voos da Gol”

  1. Artigo imbecil, polemiza uma prática rotineira sem necessidade. Viagem com animais de estimação é algo imensamente mais tranquilo do que viagem com crianças, por exemplo. E a Gol foi a última a lançar esse serviço; TAM, Avianca e Azul tem esse serviço há anos.

    1. Você já viajou com um animal DENTRO da cabine em algum voo? Eu adoro gatos, mas imagino os que têm alergia. Realmente, me parece uma política boa apenas para uma parte do público. Mas, opiniões são sempre válidas, mesmo quando são imbecis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *