Receita: Macarrão à carbonara (plus)

Uma versão da nem tão tradicional receita italiana com um toque extra de tomate e presunto

Há muitos pratos que ficam entre o sofisticado e o rústico. O molho à carbonara é um desses casos. Aqui mostro a  minha versão, que é um pouco mais incrementada.

A origem

Apesar de muitos acharem que essa é mais uma das tradicionais e anciães receitas italianas, sinto informar que isso não é verdade. Ela pode até ser tradicional, mas não é nada anciã. O molho carbonara só apareceu e ficou popular após a Segunda Guerra.

Como não poderia deixar de ser há várias versões para a origem do prato. A mais popular é a de que foi criado na Roma Antiga. Também dizem que pode ter sido criado pelos trabalhadores de carvão ? carbonara significa carvão em italiano. O importante é que é gostoso e se espalhou pelo mundo.

A receita tradicional

Os romanos fazem o molho apenas com ovos, queijo parmesão, queijo pecorino romano, toucinho, pimenta do reino preta e banha, azeite ou manteiga. Bem, com exceção do pecorino, nada difícil de conseguir, certo?

A minha receita (finalmente)

Equipamento

2 panelas
1 tigela

Ingredientes

1 pacote de linguine
3 ovos
1 pacote de queijo parmesão ralado (50g)
Mussarela ou pecorino ralado (100g)
2 fatias de presunto cortado em tiras
½ tomate cortado em cubos
Cheiro verde (a gosto)
Pimenta do reino moída (a gosto)
Bacon em cubos (100g)
Sal (opcional)

Modo de fazer

Como o preparo é rápido, comece logo colocando uma panela com água para ferver, onde será feito o macarrão. Em outra panela coloque o bacon em cubos para fritar até ficarem crocantes e reserve na própria panela. Bata os três ovos, acrescente os queijos, misture e reserve.

Quando o macarrão estiver al dente coloque na panela onde está o bacon e misture. Acrescente os ovos, o tomate, um pouco de pimenta do reino e o presunto e misture mais (caso goste bastante, pode acrescentar um pouco de sal). Coloque o cheiro verde picado por cima e sirva em seguida.

Como a maioria dos pratos italianos, é de uma simplicidade sofisticada de dar água na boca.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *