Receita: Coxinha de Galinha

Futebol está sempre mais associado com churrasco, mas com a quantidade absurda de jogos de uma Copa do Mundo um salgadinho vai bem e nada melhor que um considerado tipicamente brasileiro, embora haja controvérsias: a coxinha de galinha.

Há várias teorias sobre a criação da coxinha, mas a mais aceita é que ela foi criada na década de 1920, no estado de São Paulo, como uma opção mais barata aos pedaços de frango frito que eram vendidos nas portas das fábricas, tornando-se logo um grande sucesso.

Exatamente por ser popular, há várias e várias receitas e estilos (com ou sem requeijão, com frango branco ou com colorau, etc). Testei várias e posto aqui a que mais gostei e que, por acaso, é uma das mais simples de fazer. Espero que gostem.

Equipamento

1 panela grande
2 panelas médias
1 travessa grande
2 travessas pequenas
1 colher de pau

Ingredientes

Recheio

1 kg de peito de frango cozido e desfiado
1 cebola picada
1 dente de alho picadinho
2 colheres de extrato de tomate
Cheiro verde picado
Sal a gosto
½ cebola média picadinha
Azeite
150ml de caldo de galinha
1 pote de requeijão cremoso ou 300g de catupiry
1 sachê de molho de tomate
Pimenta do reino (a gosto)
Páprica defumada (a gosto)
Pimenta biquinho (opcional)
Colorau (opcional)

Massa e montagem

750ml de água
250ml de leite
150ml de caldo de galinha
1colher de sopa de manteiga ou margarina (com sal)
1 colher de óleo
Meia colher de chá de sal (opcional)
1kg de farinha de trigo
300g de farinha de rosca

Modo de fazer

Recheio

Comece com o frango. Em uma panela média, coloque água para ferver (o suficiente para caber o frango sem transbordar). Assim que comece a fervura, coloque o peito de frango e deixe cozinhar até ficar bem macio (vá verificando com um garfo). Quando estiver pronto, retire o frango e desfie. Reserve o caldo.

Na outra panela média, coloque um fio de azeite e leve ao fogo baixo/médio. Coloque a cebola e refogue até ela ficar transparente. Coloque o frango desfiado, o alho, o cheiro verde, uma pitada de sal, o molho de tomate, despeje 150ml de caldo de galinha e mexa bem. Depois de 5 minutos, acrescente a pimenta do reino moída, a páprica e, se quiser, o colorau e a pimenta biquinho. Deixe no fogo até o caldo estar quase seco, coloque o extrato de tomate e prove para ver se está bom de sal. Desligue o fogo e reserve.

Detalhe: um dos problemas de muitas coxinhas espalhadas pelo país é que o recheio é extremamente seco. Eu prefiro deixá-lo um pouco mais molhado.

Massa

Na panela grande, coloque a água (750), o leite (150ml) e o caldo de galinha (150ml). Deixe levantar fervura e coloque a farinha (se quiser, coloque uma pitada de sal, mas acho que fica melhor sem). Em fogo médio/baixo, vá mexendo com a colher de pau até começar a desgrudar da panela. Acrescente a manteiga e continue mexendo até soltar completamente da panela. Desligue o fogo e deixe esfriar (se preferir, abra a massa em um pirex. Isso acelera o esfriamento).

Montagem

Em travessas separadas coloque o resto do leite (150ml) e a farinha de rosca. Passe um pouco de óleo nas pontas dos dedos e nas palmas das mãos (para não deixar a massa grudar). Pegue um punhado de massa e faça uma bola – do tamanho de uma bola de tênis, caso queira uma coxinha estilo lanchonete, ou um pouco menor, caso prefira algo mais delicado. Faça um buraco no meio da bola e á abrindo as paredes da massa até que fique com o formato de uma cumbuca. Coloque um pouco do catupiry/requeijão no fundo da massa (não muito) e preencha o resto com o frango desfiado, deixando um espaço livre para poder moldar no formato de coxinha. Passe no leite, na farinha de rosca e frite em óleo quente (+/- 200ºC). Coloque sobre papel toalha para escorrer e sirva.

PS: Essa massa também serve para salgadinhos de salsicha ou para ser recheada com queijo e presunto.

Veja outras receitas do blog

Fotos: Fernando de Oliveira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *