Cuidados nas compras online no Dia das mães

Todo ano aparecem as notícias sobre o aumento no número de fraudes em compras online. O que pouca gente faz questão de frisar é que o número das vendas online aumenta todos os anos e, com isso, também sobrem as ocorrências de pessoas lesadas por sites criminosos. Faz pouco tempo que publiquei dados de outra pesquisa que mostrava que 91% do público sênior realiza compras pela internet.  Ou seja, há cada ve mais gente de mais classes e faixas etárias aderindo ao comércio eletrônico.

Reproduzo abaixo o texto com dicas de Fernando Azevedo, sócio da Silicon Minds e autor dos livros Segredos de Reputação Online e O negócio sujo das Fake News. Espero que seja útil.

De acordo com o Portal E-commerce Brasil, um terço das compras para os dias das mães será online, o que representaria um faturamento de aproximadamente 5.6 bilhões de Reais. Cabe notar ainda que muitos também usam a internet como fonte de pesquisa de produtos e comparação de preços.

Fernando Azevedo é hacker ético, sócio da empresa de reputação online Silicon Minds e autor dos livros “Segredos de Reputação Online” e “O negócio sujo das Fake News”. Ele separou algumas dicas para quem quer comprar online.

A primeira dica é ver se a loja contém o cadeado verde do lado do seu endereço virtual dentro da barra de endereço.

1) O cadeado verde significa que os seus dados como cartão de crédito estão criptografamos e indica que você está em uma loja com o mínimo de proteção.

2) Pesquise resenhas de outros compradores na mesma loja. Use seu mecanismos de busca favorito para saber se há clientes reclamando da loja e procure sites de reclamações como o Reclame aqui.

3) Desconfie de preços muito abaixo da concorrência pois podem ser produtos usados ou lojas interessadas em seus dados de cartão de crédito.

4) Cheque o prazo de entrega para ter certeza que seu presente chegará a tempo.

5) Ao criar uma conta de usuário na loja, escolha uma senha difícil, longa com números, letras e caracteres especiais. Não use palavras existentes. E não use a mesma senha do seu email nem do seu banco

6) Se possível, ligue o fator de dupla autenticação para receber um SMS com código toda vez que sua conta fizer login em um computador desconhecido.

7) Mantenha seu celular e computador atualizados pois os mesmos podem conter falhas de segurança onde hackers podem copiar suas informações. Computadores de terceiros nem pensar.

8) Evite wifi público para entrar em contas de banco, se você precisar entrar checar seu dinheiro no banco.

9) Não salve as informações do seu cartão de crédito

10) Cheque sua fatura com frequência.

11) Bonus: Use os mecanismos de busca para achar o preço mais baixo (em lojas de boa reputação).

Fonte: Silicon Minds

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *