Receita: Penne (sem glúten) com mexilhões ao molho de tomate e limão

Pode parecer uma receita mais complexa e chique, mas é, na verdade, bastante simples e nada cara. Para início de conversa, deixo claro que a preferência pela massa sem glúten em nada tem relação com a moda, e sim por questões puramente econômicas e de sabor. Hoje, as massas sem glúten – e há uma boa variedade na maioria dos supermercados – já não são mais caros que a média das marcas tradicionais. Além disso, as massas sem glúten possuem uma consistência que facilita que fiquem al dente e normalmente previnem que os menos habilidosos na cozinha façam aquele macarrão com jeitão mole e gosmento.

E para quem acha que mexilhão é um ingrediente caro, aviso que 1/2kg não custa mais de R$ 10 (no Rio de Janeiro) e que pode ser ainda mais barato em estados do nordeste.

Dito isso, vamos a receita.

Equipamentos:

2 panelas
1 escorredor de macarrão
1 Vasilha razoavelmente funda

Ingredientes

250g de mexilhões
1 lata de tomate pelado
Suco de 1 limão
Alho em lascas (+/- 5g)
1 coher de sobremesa de alho em pasta
½ molho de coentro
Lemon pepper
Pimenta do reino
Sal
1 colher de extrato de tomate
100ml de molho de tomate
½ litro de água fervente
Azeite

Modo de fazer

Pegue os mexilhões – que já devem estar bem lavados e sem areia -, coloque em um escorredor de macarrão e jogue a água fervente sobre eles, A ideia não é cozinhar os mexilhões, mas sim deixá-los mais macios. Deixe escorrer e reserve. Na vasilha, misture um punhado de alho em lascas (a quantidade depende do gosto de cada um. Eu, uso cerca de 5g), o alho em pasta (1 colher de sobremesa), uma colher de chá (cheia) de lemon pepper, a pimenta do reino e o sal (a gosto). Misture bem e acrescente o suco de meio limão. Coloque os mexilhões nessa mistura, acrescente o coentro (cortado bem pequeno) e deixe descansar por cerca de 15 minutos. Depois disso, coloque um fio de azeite em uma panela em fogo baixo, junte os mexilhões, mexa por 1 ou 2 minutos e coloque o tomate pelado, o molho de tomate e o extrato de tomate. Coloque mais um pouco de suco de limão, ajuste o as, desligue o fogo e reserve.

Em uma panela com água fervente coloque o macarrão para cozinhar por aproximadamente 8 minutos ou até a massa ficar al dente (não e preciso colocar sal ou óleo na água do cozimento). Quando estiver pronto, coloque no escorredor e junte ao molho. Sirva em seguida com um bom queijo parmesão ou pecorino.

Serve para 2 pessoas (que comam bem).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *