Dicas de Viagem Parte II – Orçamento

Vamos continuar com as dicas pré-viagem. Mas antes, vamos relembrar algumas coisas que citamos na Parte I das Dicas de Viagem.

1- Já escolheu a época da viagem;
2- Já selecionou algumas opções de destinos (nacionais e internacionais);
3- Já definiu o orçamento e o tipo de viagem que gostaria de fazer;
4- Já fez uma pesquisa sobre as atrações e se há algum feriado ou evento na cidade destino que possa atrapalhar a sua diversão.

Chegou a hora de se aprofundar ainda mais na programação, a não ser que, como já citei no texto anterior, você seja um mochileiro, esteja viajando por impulso, ou seja daquele tipo de pessoa que acha que nada precisa de programação (um easy rider retardatário).

O Orçamento

Toda viagem depende, basicamente, de quanto você pode gastar. Há o mito de que as viagens nacionais são mais baratas do que as para o exterior. Infelizmente, muitas vezes é mais barato ir do Rio para Miami do que para Manaus ou Fernando de Noronha. O mesmo vale para as diárias de hotel. Muitos estabelecimentos em Nova York têm tarifas iguais às cobradas no Rio de Janeiro. Portanto, caso a sua intenção não seja fazer uma viagem curta e para bem perto, não fique preso ao conceito de que viagens internacionais são caras. No fim das contas, um fim de semana em Buenos Aires pode sair muito mais em conta do que um fim de semana em Recife.

Gastos obrigatórios

Há despesas óbvias e das quais não há como fugir. Passagens, hotéis, malas, vistos e seguros (no caso de destinos internacionais), são alguns deles. Os mais importantes são, claro, passagem e hospedagem. São esses gastos que podem definir a duração e o destino das suas férias. Há sempre maneiras de conseguir tarifas e/ou descontos para aliviar o bolso, desde que haja disposição para abrir mão de alguns luxos.

Viagens em ônibus regulares, nas classes econômicas de empresas aéreas de atendimento menos glamoroso e em voos com escalas podem fazer muita diferença, assim como quartos duplos em hotéis que não fiquem tão perto das atrações ou dos centros das cidades.

Dicas para economizar

Antes de fechar qualquer orçamento, lembre-se de verificar todo e qualquer programa de fidelidade do qual participe. Cartões de crédito e clubes de fidelidade podem dar descontos em hotéis, pacotes turísticos, seguros e muito mais. Então, faça uma pesquisa em todos os seus prêmios que possam estar pendentes.

Outra dica é verificar a enxurrada de sites que fazem levantamentos de preços de hotéis e viagens e que inundam os comerciais dos canais de TV. Infelizmente, nenhum desses sites ou aplicativos mostra todas as possibilidades de hospedagem ou preços de passagens. É preciso mesmo fazer uma verificação em cada um deles e – apesar de parecer uma aberração em tempos digitais – anotar as melhores tarifas de cada um deles, além dos sites de redes de hotéis e empresas aéreas.

Diferentemente de sites especializados em turismo, o F(r)ases da Vida não ganha nenhum centavo com opiniões positivas ou negativas sobre algum site ou companhia. Sendo assim, os links que vou indicar são por terem proporcionado boas experiências para este viajante.

Sites para pesquisa de passagens aéreas e hotéis

Trivago
Hoteis.com
Expedia
Booking.com
Accor Hotéis
Tripadvisor
Airbnb
Hotel Urbano
CVC
Kayak
Decolar
Maxmilhas
Viajanet
Latam
Gol
Azul
Skyscanner
Avianca
Birtish
American
Alitalia
Air France
United

No próximo post vamos falar mais especificamente sobre transporte.

Dicas de Viagem Parte I

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *