Receita: Molho cítrico para salada

Quem viaja ou já viajou de avião na classe econômica sabe que pouca coisa se salva quando falamos sobre comida. A capacidade de transformar carnes, aves e massas em refeições com o mesmo sabor (ruim) é incrível. Porém, vez ou outra um detalhe pode chamar a tenção e até inspirar uma boa receita. Certa vez eu provei um molho para salada que se assemelhava aos italianos que podem ser encontrados nos supermercados da vida, mas que com alguns acréscimos pode se transformar em algo realmente excelente. Aqui vai a minha versão melhorada do molho.

Ingredientes:

Maionese
Azeite
Suco de meio limão
Vinagre de maçã
Alho em pasta (ou dois dentes de alho moído)
Alho em pó
Coentro picado
Flor de sal
Ervas finas
Chimichurri
Mostarda amarela (pode ser dijon)

Modo de preparo:

Com todos os ingredientes em temperatura ambiente, pegue uma tigela e coloque aproximadamente 25 ml de vinagre, o suco de limão, uma colher de sobremesa de alho em pasta, uma pitada de alho em pó e algumas flores de sal (poucas). Misture bem até que tudo se transforme em um líquido quase homogêneo. Então, acrescente as ervas finas e o chimichurri (a seu gosto), um fio de azeite, duas colheres de sobremesa de maionese e um pouco de mostarda. Misture bem até atingir a consistência semicremosa. Prove, ajuste o sal, junte um pouco de coentro picado e coloque mais mostarda caso seja necessário.

Algumas pessoas preferem o sabor mais ácido (o que necessita de mais vinagre), mas eu prefiro o molho com um toque cítrico mais acentuado. Sendo assim, sempre deixo um pouco de suco de limão de reserva, caso seja preciso deixar o sabor mais forte.

Aproveite.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *