Infoglobo reorganiza diretorias e encerra ‘Prosa & Verso’

Ainda é muito difícil falar sobre essa ‘reorganização’. Não creio que a ‘saída’ passe por qualquer tipo de demissão em massa e os erros encontrados no jornal após o passaralho me parecem ser a confirmação da minha tese.

Jornalismo passaralhoA reformulação estratégica que começou na Infoglobo na segunda-feira, 1° de setembro, ganhou mais um capítulo. Os desdobramentos das ações que pretendem adequar a estrutura da empresa atingem, agora, as diretorias e põe fim no caderno ‘Prosa & Verso’. A reportagem do Portal Comunique-se apurou como ficará a nova organização, que visa aprimorar o modelo de gestão e deixar clara a divisão de responsabilidades.

Em e-mail distribuído internamente aos funcionários da Infoglobo, o diretor-geral Frederic Kachar explicou que as mudanças têm como foco preservar a sustentabilidade e a essência dos negócios. Para isso, três diretorias foram descontinuadas: Unidade O Globo, Unidade Populares e BI. As atividades relacionadas a cada uma foram reorganizadas.

Com relação à redação, os diretores Ascânio Seleme e Octavio Guedes, de O Globo e Extra, respectivamente, passam a se reportar diretamente a Kachar. Com isso, eles deverão se concentrar, fundamentalmente, na qualidade da produção e curadoria de conteúdos e marcas nas diferentes plataformas. Em audiência, a diretoria terá comando de Maurício Lima, que será responsável pela relação com o consumidor.

As áreas de tecnologia de produto O Globo, Populares e Comercial se juntam para compor a nova diretoria chamada de Inovação Digital. O foco será o desenvolvimento de produtos e plataformas. O nome do diretor desta divisão ainda será anunciado. A diretoria de Mercado Anunciante segue sob o comando de Felipe Goron e se aprofunda no processo de relacionamento com as marcas.

Kachar fala, ainda, sobre a diretoria de Gestão e Serviços Impressos, que permanece como estava, e sobre o RH, que passa a ter comando de Fernando Mattos após a saída de Selma Fernandes. O diretor-geral da Infoglobo aproveitou o comunicado para agradecer aos que deixaram a companhia na tarde de ontem. “Agradeço por toda contribuição ao desenvolvimento da nossa empresa e desejo sucesso em seus planos futuros”.

Fim do ‘Prosa & Verso’

Jornalismo passaralho IISob o comando de Manya Millen, o caderno ‘Prosa & Verso’, de O Globo, será encerrado. A profissional, inclusive, está na lista dos cortes. Quem falou sobre o assunto foi Julia Millen, filha da jornalista. “Desde pequena eu aprendi que o (bom) jornalismo é só para quem o ama loucamente. E desde muito pequena ela me ensinou a amar as palavras e os livros como ninguém. Desde não tão pequena, porém, ela (minah mãe) me ensinou o quanto esse mesmo jornalismo era difícil, o quanto sobreviver de jornalismo era complicado, e o quão saturado e instável era o mercado do impresso, o jornalismo de discussões infinitas que rodavam pelo tema: ‘será que com a internet o jornal irá acabar?’. Por muito tempo me forcei a acreditar que não, hoje eu tenho certeza que sim. Hoje, após 20 anos, o Prosa vai deixar de existir”, escreveu em post publicado no Facebook.

A jornalista Manya, em comentário ao recado da filha, agradeceu o apoio. “É muito reconfortante ver o quanto você e sua irmã amam as palavras, os livros, amam a paixão por ambos. Se eu contribuí, então já vale toda a existência. O resto é o resto. E seguimos amando as palavras, os livros, acreditando que eles ainda têm poder de mudar vidas”.

Com mais de 100 compartilhamentos até o fechamento desta reportagem, o post de Julia reúne comentários de profissionais de O Globo, que lamentam a situação e desejam sorte nos novos desafios de Manya.

Fonte: Comunique-se
Follow my blog with Bloglovin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *