O que Google, Cisco e Apple fazem para encantar seus funcionários?

Quando será o dia no qual as nossas empresas terão em mente que ações como as descritas abaixo podem melhorar (muito) o seu desempenho?

Google inside
A cadeira do seu escritório está acabando com suas costas? Bem, saiba que passar oito horas de seu dia sentado pode estar contribuindo para o desconforto. Adicionemos mais elementos nessa equação, afinal, já aprendemos que a cultura moderna do “sempre disponível” não tem feito bem a saúde de muita gente. Somemos, ainda, elementos estressantes e a pressão do dia a dia e, aos poucos, surge uma rotina que é quase uma bomba relógio prestes a estourar.

Os pontos apresentados no parágrafo anterior são mais comuns do que se imagina. O cenário vivenciado no dia a dia do mundo corporativo revela que muitas empresas não estão, de fato, se preocupando totalmente com o bem estar de seus colaboradores.

Para trazermos uma pouco de ar fresco a discussão, apresentamos alguns benefícios que cinco empresas – reconhecidas pela forma como tratam seus recursos humanos – oferecem aos colaboradores a ponto de mantê-los felizes, com saúde e, acima de tudo, elevando sua produtividade.

Google

Conhecida por seu ambiente despojado e criativo, a gigante de internet aplica um intenso programa de bem estar corporativo. Ao longo do dia, a companhia oferece diversas opções de refeições saudáveis para seus colaboradores. Além disso, possui especialistas para cuidar da saúde dos colaboradores, que podem procurar assistência de enfermeiros (por exemplo) no próprio escritório caso sintam que uma gripe se aproxima.

Escritório GoogleA empresa também encoraja seus colaboradores a seguirem processos de aprendizado contínuo com programas de incentivo a cursos de graduação e especialização. Os empregados também podem recorrer a aconselhamento legal sem custo ou obterem descontos a serviços de advocacia, caso precisem.

Os benefícios não acabam aí. Há serviços de transporte com internet a bordo para todos funcionários no caminho de casa para o escritório (e vice-versa), bem como ofertas de compartilhamento de veículos elétricos. Há, também, espaço para prática de exercício e tempo extra de folga para quem acaba de ter filho.

Zappos

A Zappos decidiu abolir a hierarquia e acabar com a figura do chefe. Mas não é só isso que a provedora oferece como diferencial para seu contingente de colaboradores. Há uma vasta quantidade de benefícios, começando por serviços de saúde gratuitos de alta qualidade a todos empregados – desde exames a tratamentos.

O escritório da empresa em Las Vegas possui uma academia com aulas presenciais ou a distância. Os funcionários podem, ainda, obter aconselhamento nutricional, ter dicas para controle de peso, para parar de fumar e/ou reduzir o estresse. A companhia oferece ainda uma sala de “soneca” para quem quiser relaxar um pouco antes de voltar ao trabalho.

Isso é parte de uma política de “competição do bem estar”, que permite que os funcionários sejam premiados ou recebam reconhecimento por seus esforços de saúde de acordo com algumas metas associadas a questões fitness.

Cisco

Elogios no Trabalho IAlém de benefícios como horários de trabalho flexíveis e outras atividades desse tipo, a fabricante de equipamentos de redes oferece a seus colaboradores serviços como acupuntura, fisioterapia e cuidados primários de saúde no local de trabalho. A empresa mantém uma academia onde os trabalhadores podem se exercitar ao longo do dia. Além disso, há espaços ao ar livre para prática de esportes, ligas desportivas organizadas e trilhas para caminhadas e ciclismo em seu campus.

No refeitório há opções de comidas saudáveis e sempre frescas, de acordo com as temporadas. Os trabalhadores também recebem “fun funds” (uma espécie de recompensa) para que possam celebrar e integrar times de exercícios fora do ambiente de trabalho. A empresa também premia trabalhos voluntários e doações feitas por funcionários a instituições sem fins lucrativos.

Yahoo

Mesmo que Marissa Mayer tenha cortado a prática de home office, os benefícios oferecidos pelo Yahoo aos seus empregados são extensos. Funcionários podem praticar exercícios e atividades que vão desde yoga a pilates, kickboxing e gole. A cantina fica aberta 24×7 e há subsídios na compra de alimentos.

A companhia garante também licença maternidade e paternidade acima da média do mercado para seus colaboradores. Além disso, há uma política mensal que oferece US$ 500 para compras em supermercados, serviços de lavanderia e alimentação. Além disso, quando uma pessoa completa cinco anos de empresa, pode tirar um descanso de oito semanas.

Apple

Uma breve espiada na página Glassdoor deixa claro que os funcionários gostam de trabalhar para a Apple. O site reúne nada menos que 5,5 mil comentários, garantindo uma classificação de 4 estrelas (de cinco possíveis) dadas pelos colaboradores/candidatos. Os benefícios tocam desde empregados até trabalhadores de meio período nas lojas da marca.

Algumas empresas podem manter os funcionários abastecidos com refrigerante e bolinhos. A Apple prefere abastecer seus trabalhadores com… maçãs. De tempos em tempos, a companhia promove uma festa em seu campus, onde reúne colaboradores para ouvir música e beber cerveja. A empresa também oferece serviços de deslocamento até sua base, em Cupertino.

Fonte: Computerworld

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *