Dez coisas que sabemos sobre o Windows 10

Está chegando a hora e, acreditem, estou achando que esse será um bom Windows.

windows-10-logoNo fim do mês passado (7/15) a Microsoft apresenta seu muito aguardado Windows 10. Quase três anos após o lançamento do último sistema operacional, a atualização gratuita está sendo disponibilizada em 190 países para usuários do Windows 7, Windows 8.1 e Windows Phone 8.1. Os upgrades serão liberados gradativamente, mas para matar a curiosidade listamos 10 coisas que já sabemos sobre a nova grande aposta da companhia.

1-Menu Iniciar e design familiar

O retorno do menu Iniciar já é considerado um dos grandes acertos da Microsoft no Windows 10. O design é familiar aos usuários de versões mais antigas do sistema operacional – com transparência Aero Glass – e também aos que já se acostumaram com mudanças na interface implementadas no Windows 8. Os blocos dinâmicos continuam fazendo parte da plataforma, apenas ganharam nova animação em 3D.

2-Migração facilitada

O software será disponibilizado aos poucos, priorizando as 5 milhões de pessoas que testaram as versões beta e os donos de novos computadores. Usuários de tablets e PCs poderão fazer o download gratuito até um ano após do lançamento do Windows 10. Com a migração, os arquivos pessoais armazenados nos dispositivos não são perdidos.

3-Assistente virtual Cortana

A chegada da assistente virtual aos computadores é um dos recursos mais aguardados do lançamento. Com a Cortana, é possível fazer pesquisas na internet e nos arquivos internos por comando de voz, assim como saber informações sobre o clima, agendar lembretes e, até mesmo, usar aplicativos de terceiros. A Microsoft já confirmou que até o final do ano será disponibilizada a versão brasileira, que irá falar e compreender português.

4-Novo navegador

Adaptado aos novos padrões da web, o Microsoft Edge veio para substituir o Internet Explorer com recursos para navegação mais rápida. Um novo “Modo Leitura” ajuda a manter o foco e elimina possíveis distrações. Na barra de endereços do browser é possível encontrar informações como previsão do tempo e dados da bolsa de valores. Outra aba também exibe notícias recentes e dá sugestões de apps para download.

Microsoft5-Segurança é prioridade

A proteção é uma questão de prioridade para a Microsoft que garante que a versão 10 é mais segura já lançada de seu sistema operacional. Segunda a companhia, o antivírus nativo Windows Defender passou por várias reformulações e agora atua de forma praticamente instantânea, podendo ser comparado aos melhores softwares do mercado. A preocupação se estende ao período de navegação, com soluções contra ataques de phishing e bloqueios de malware.

6-Multitarefa

Com a intenção de incentivar a produtividade dos usuários, a Microsoft criou a função de multitasking, que possibilita a criação e gerenciamento de múltiplos desktops para distribuição mais eficiente de ícones e widgets nas áreas de trabalho, de maneira similar ao que acontece em smartphones e tablets.

7-Windows Hello

A Microsoft implementou o Windows Hello, plataforma para autenticação do usuário por mecanismos de sensores digitais, como reconhecimento facial e leitura de íris. Ainda que o número de computadores que suportam a função seja muito pequeno, a iniciativa visa garantir a segurança e acabar com a necessidade de senhas – que podem ser esquecidas e roubadas – para desbloquear o PC.

8-Central de Ações

Em resposta aos frequentes questionamentos dos usuários do Windows 8, a companhia optou por criar uma Central de Ações, que substitui a Charm Bar e abriga controles para notificações e configurações rápidas, como volume, brilho da tela e WiFi, entre outras opções.

9-Apps nativos

Para que seja possível aproveitar o novo sistema logo após o download, a desenvolvedora está trazendo uma série de aplicativos nativos que cobrem boa parte das necessidades dos usuários mais básicos, como os programas Photos, Maps e Mail & Calendar. Da mesma forma, jogos populares como Paciência, Campo Minado e Candy Crush já vêm instalados automaticamente.

10-Menos espaço

Comparado ao Windows 8, a nova versão ocupa menos espaço no HD, graças a um algoritmo de compressão desenvolvido pela companhia. Agora, é possível economizar até 15 GB de espaço em alguns computadores.

Fonte: Comunique-se

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *