Quase um quarto do conteúdo publicado no Twitter é falso

twitter_logoEsse é um ótimo alerta para aqueles que disputam os Fla x Flu imaginários e embarcam em qualquer canoa furada postada nas redes sociais. Apuração é sempre muito importante e, muitas vezes, a melhor maneira de confirmar informações fica longe da internet.

Quase um quarto de tudo conteúdo publicado no Twitter é falso, conforme constatou um estudo do Instituto de Tecnologia da Geórgia, em Atlanta, nos Estados Unidos, encabeçado pela pesquisadora indiana Tanushree Mitra. O levantamento ganhou o nome de CredBank por avaliar a credibilidade dos tuítes e averigou mais de 1 bilhão de dados de outubro de 2014 a fevereiro de 2015.

A partir dos dados coletados, a acadêmica descobriu um hoax que surgiu num site de paródias e foi divulgado por veículos como a Newsweek como um “apocalipse zumbi do ebola”. Apesar de ser piada, a chamada gerou uma onde de desinformação na rede de microblogs. “A mídia social ganhou proeminência como fonte de informação, mas persistem os questionamentos sobre a sua capacidade para espalhar boatos”, justifica Tanushree.

Além de ser divulgada por publicações especializadas como “New Scientist” e “Adweek”, a pesquisa foi liberada publicamente na web para promover o debate sobre o alarmante número de 23,46% da corrente global de tuítes que não trazem informações verdadeiras. Confira a íntegra do estudo.

Fonte: Comunique-se

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *