Receita: Torta de espinafre com ricota

Torta de espinafre I

Outro dia estava sem nenhum bom programa e resolvi fazer algo saboroso e razoavelmente saudável para o jantar. Olhando os ingredientes que tinha disponíveis decidi por uma torta de espinafre com ricota. Ficou show!

Ingredientes:

1 1/2 xícaras de chá de farinha de trigo
1 xícara de chá de leite
1 ovo
1 1/2 colher de sopa de fermento químico em pó
1 colher de chá de fermento natural
100g de queijo ralado

Recheio

2 molhos de espinafre
2 dentes de alho picados
½ cebola
Azeite
½ ricota fresca
Noz moscada (a gosto)
Sal (a gosto)

Modo de fazer:

Torta de espinafre IILave bem o espinafre e deixe escorrer até ficar seco. Separe as folhas dos talos e coloque tudo em um processador junto com a cebola. Bata até ficar bem picadinho, mas não demais!

Em uma panela larga coloque um fio de azeite e deixe esquentar (fogo médio). Coloque o alho para refogar e, quando estiverem ficando dourados, acrescente o espinafre. Tempere com a noz moscada e o sal e vá mexendo até o espinafre cozinhar.

Desmanche a ricota com as mãos até que fique em pedaços. Reserve.

Para a massa, coloque o leite, o ovo, os fermentos, a farinha e metade do queijo ralado no processador/liquidificador até que fique quase líquido. Coloque em um recipiente untado com farinha e deixe descansar por 45 min / 1h. Importante: a massa deve ficar um pouco grudenta. Após o descanso, unte um pirex com manteiga e farinha e vá moldando a massa de maneira que fique fina e cubra o fundo do pirex – atenção: faça com que a camada de massa do fundo do pirex seja FINA, pois vai crescer bastante. Coloque o espinafre e despeje a ricota por cima. Cubra com outra camada fina/média de massa, polvilhe o resto do queijo ralado por cima e leve ao forno pré-aquecido (200°C) por aproximadamente meia-hora. Retire quando estiver ficando morena.

Está pronto e é ótimo para acompanhar um filé de frango grelhado.

Fotos: Fernando de Oliveira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *