Upgrade gratuito do Windows 10 derrubará vendas de PCs

Pelo jeito a iniciativa da Microsoft está mesmo dando o que falar.

windows-10-logoA decisão da Microsoft de oferecer upgrades gratuitos para o Windows 10 foi uma ótima notícia para os usuários. O mesmo, talvez, não sirva para fabricantes de PCs. A IDC afirmou nesta semana que prevê que as vendas de computadores caiam mais ainda em 2015, em 6,2%, contra um declínio de 2,2% registrado no ano anterior.

De acordo com a consultoria, isso acontecerá em parte porque os usuários não terão a necessidade de investir em um novo equipamento para rodar o Windows 10. “Mudanças como a opção de upgrade gratuito para os consumidores e a integração de plataforma não devem estimular um aumento em vendas de novos PCs”, aponta.

Infelizmente, o único segmento que vai crescer rapidamente no Windows 10 é aquele que não vai pagar pelo sistema, nota a IDC. “A transição dos usuários para o Windows 10 deve acontecer de forma rápida, mas o upgrade gratuito reduz a necessidade de um novo PC.” Em vez disso, a empresa aponta que os consumidores devem comprar mais aparelhos móveis: “Muitos consumidores vão continuar a priorizar os gastos com smartphones, tablets e wearables, como o Apple, durante as festas de final de ano.”

Nem mesmo o setor corporativo deve devolver o mercado de PCs à vida com o Windows 10. “O segmento de empresas deve avaliar o sistema antes de adotá-lo e a maioria dos novos PCs comerciais serão sistemas de substituição”, aponta a IDC.

No geral, a consultoria disse que espera que 289 milhões de PCs sejam vendidos neste ano, divididos em 167,2 milhões de notebooks e 121,8 milhões de desktops. O futuro é um pouco mais brilhante: a IDC prevê que 294,1 milhões de PCs serão vendidos em 2019. Isso representa uma taxa de crescimento anual de apenas 0,4%.

Por que isso importa

Isso não é tão ruim quanto parece para os fabricantes de PCs. A IDC está tecnicamente correta ao dizer que o Windows 10 não exige um novo computador. Mas muitos novos recursos aproveitam as capacidades que os novos PCs devem suportar, incluindo o Windows Hello, um recurso biométrico que permite ao Windows 10 reconhecer seu rosto ou digital para fazer login.

Fonte: Computerworld

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *